Reunião sobre resíduos na Vila do Abraão

Subsecretaria de Serviços Públicos foi à Ilha Grande ouvir os moradores

28 de janeiro de 2014
Na manhã de quinta-feira, dia 23, o subsecretário de Serviços Públicos, Antônio Cordeiro, esteve na Vila do Abraão debatendo a questão da limpeza pública no local, principalmente o descarte dos resíduos sólidos. Além do subsecretário, também estiveram presentes a gerente de Projetos da Secretaria de Obras, Célia Cunha, o gerente de Limpeza Pública, Dany Leal, e funcionários da Subsecretaria de Serviços Públicos.

Diversas sugestões foram dadas aos moradores, como dia e horário da coleta do resíduo domiciliar; dia e horário da coleta do resíduo dos comércios, pousadas e supermercados, identificação dos locais mais críticos e a fixação de placa proibitivas; conscientização dos comerciantes sobre a questão dos caixotes que são jogados junto aos resíduos; conscientização da população os entulhos e materiais de construção nas vias públicas; e a criação de uma usina de UPR VERDE para amenizar a questão dos restos de podas de árvores que ficam espalhados pela Ilha.

- Os moradores sempre solicitam algumas mudanças para a melhoria da Vila do Abraão, só que eles rejeitam as propostas da Prefeitura, mesmo sem saber se elas irão melhorar a qualidade de vida do morador. São pessoas que querem a mudança, mas não querem mudar velhos hábitos - afirmou Cordeiro.

Ficou decidido que a Prefeitura, por meio da Subsecretaria de Serviços Públicos e da Fiscalização de Posturas, irá fazer uma campanha educativa com a confecção de placas e banners, além de uma equipe de mobilização na conscientização quanto ao ordenamento dos resíduos da Vila do Abraão.

Uma nova reunião ficou agendada para o dia 20 de fevereiro, em que será debatido se o novo sistema de coleta a ser implantado atenderá aos moradores.