Árvores são retiradas na Praia do Anil

As raízes estavam danificando calçadas e redes no subsolo. Serão plantadas árvores nativas no local

27 de novembro de 2013
Foram retiradas nesta semana quatro árvores da Praia dos Anil. A ação foi coordenada pela Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos, por meio da equipe técnica da Subsecretaria de Parques e Jardins. As árvores existentes no local eram da espécie fícus, nativa do sudeste da Ásia. Elas alcançam mais de 30m de altura (entre copa e raiz) e suas raízes preenchem totalmente o solo, não deixando outra planta crescer ao redor.

A remoção foi necessária, pois as raízes dessa espécie têm um sistema radicular muito agressivo, levantando calçadas e podendo até interferir no esgotamento sanitário e no sistema de drenagem do subsolo, além da necessidade de manutenção constante, com a poda das copas. A árvore fícus, foi plantada em lugar inapropriado e estava causando danos ao local.

Serão plantadas árvores nativas como a guananti e a sibipiruna. Estas modificações foram previamente estudadas pela equipe técnica da subsecretaria. As novas árvores serão plantadas na semana que vem e já têm 2 m de altura.