Vieiras de Angra poderão receber certificação internacional

Certificado garantirá indicação do molusco no cardápio nacional das Olimpíadas de 2016

27 de julho de 2015
O setor de maricultura de Angra dos Reis está sendo avaliado para receber um selo internacional de qualidade e ter o seu principal produto, a vieira, indicada para fazer parte dos cardápios de especiarias nacionais que serão disponibilizados durante as Olimpíadas e as Paraolimpíadas de 2016.

A responsável pela certificação é a Aquaculture Stewardship Council (ASC). Fundada em 2010 pela WWF e Dutch Sustainable Trade Initiative (IDH), a ASC é uma organização independente, sem fins lucrativos, com influência global. Os técnicos da certificadora já fizeram duas visitas aos maricultores da baía da Ilha Grande com o objetivo de verificar todos os requisitos básicos que o maricultor tem que obedecer para receber a certificação. Questões trabalhistas das pessoas que desenvolvem atividades nas fazendas marinhas, a qualidade da água do cultivo, a não utilização de produtos que possam comprometer a qualidade da vieira cultivada, a utilização de equipamentos de segurança, dentre outros, são verificados.

Carlos Kazuo, maricultor e presidente da Associação de Maricultores da Baía da Ilha Grande (Ambig), que vem acompanhando o trabalho de verificação da ASC, conta que a certificação é importante para qualificar ainda mais as vieiras produzidas em Angra dos Reis.

- A certificação da ASC tem reconhecimento internacional e, para o nosso produto, que está dentro de um nicho de gastronomia sustentável, isso é bastante positivo. As vieiras de Angra já são conhecidas no eixo Rio-São Paulo e a partir desta certificação podem ganhar um mercado ainda maior - avaliou Kazuo. A importância do incentivo à maricultura feito pelo governo municipal e que está contribuindo para que a certificação aconteça também foi ressaltada pelo maricultor.

O secretário de Pesca e Aquicultura, Júlio Magno, foi outro que falou sobre o assunto. Segundo ele, a certificação será o reconhecimento de um trabalho feito com seriedade e pautado pela busca da qualidade, que faz com que Angra seja o polo de produção pesqueira mais importante do país.

- O nosso município vem quebrando recordes de produção de sardinha, exerce liderança na criação em cativeiro do bijupirá e já é reconhecido como produtor das mais disputadas vieiras da região, portanto a certificação, se acontecer, premiará um trabalho sério, que tem metas estabelecidas e que é desenvolvido pelos técnicos da secretaria e pelos maricultores - analisou Júlio Magno.