Corredores turísticos em pauta
Encontro reuniu todos os secretários e subsecretários do município

Aconteceu ontem, 26, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), uma reunião com o prefeito Tuca Jordão e todos os secretários, subsecretários e presidentes de autarquias do governo municipal. O objetivo foi mostrar, em uma apresentação feita pelo presidente da TurisAngra, Hique Carloni, os corredores turísticos da cidade e os pontos que precisam de manutenção.
Foram apresentadas todas as particularidades de cada corredor turístico. A questão da Ponta Leste (da Verolme a Garatucaia), que precisa de manutenção no Forte do Leme e monumento Aquidabã; adicionar sinalização nas áreas turísticas, viabilizar o uso do Centro de Informações na Garatucaia; a Estada do Contorno (incluindo a Ilha da Gipoia), com a pavimentação da estrada e maior fiscalização; no Centro (Japuíra, Balneário, Centro, Marinas), fazer a capacitação dos guardas de trânsito para atender a população, revitalizar a zona wi-fi, organizar o cais dos pescadores e o antigo cais de turismo, construção de um pórtico na entrada da cidade com informações turísticas; Ponta Sul (do Pontal ao Parque Mambucaba), melhorar a sinalização, viabilizar o uso do Centro de Informações da Serra d´Água; Ilha Grande, fiscalizar as embarcações e pousadas ilegais, fazer conscientização ambiental com os moradores e turistas. Todas estas questões, entre outras, serão discutidas para traçar um plano de ação, juntando todas as secretarias e autarquias.
- Alguns dos pontos críticos da cidade precisam de prioridade na resolução da ação: o Parque Mambucaba e a Vila do Abraão terão a questão do lixo definidas. O Nado Livre também é um ponto importante, as boias que delimitam as praias das ilhas foram depredadas e precisam ser colocadas até o verão. Queremos fazer um “ponto a ponto” com cada pasta, onde toda semana ou quinzenalmente, faremos uma reunião de trabalho – disse o presidente da TurisAngra.
O prefeito Tuca Jordão finalizou a apresentação pedindo a intensificação nas ações conjuntas entre as secretarias. Ele deu autonomia para a resolução de algumas demandas e pediu agilidade nas ações que precisam ser feitas.