Formatura da primeira turma da EJA Pescadores

Pescadores e moradores da Praia da Longa concluem o ensino fundamental.

27 de maio de 2015
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Secretaria de Pesca e Aquicultura, realiza nesta sexta-feira, 29, na Praia da Longa, Ilha Grande, a formatura da primeira turma de ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos Pescadores (EJA). A turma iniciou os estudos em novembro de 2013, na Escola Municipal Thomaz Henrique Mc Cormick.

Seguindo a Linha da pedagogia da alternância. A EJA Pescadores tem como característica uma temporalidade com o período de convivência em sala de aula e outro no mar, tornando-se possível diminuir a evasão escolar de alunos pescadores.

Esta modalidade de ensino incentiva o aluno, que não pode concluir seus estudos na época programada, e que hoje depende da pesca como meio de sobrevivência, a concluir o ensino fundamental e poder crescer profissionalmente, sem que seu ensino seja prejudicado por conta do trabalho.

Além dos alunos pescadores, a modalidade também abrangeu moradores da Ilha Grande que mesmo não sendo pescadores, tem sua vida profissional voltado ao calendário pesqueiro.

Os conteúdos ministrados em sala abordaram temas diretamente ligados à realidade do aluno, quebrando o paradigma do ensino diferente da realidade que, assim como na educação popular, valoriza os saberes prévios do povo e suas realidades culturais na construção de novos saberes.

Diante da leitura da realidade social, os alunos desenvolvem um olhar crítico e reflexivo que facilita o desenvolvimento da comunidade, visando a formação do aluno como sujeito social participativo. Além dos já conhecidos benefícios trazidos pela escolarização, os alunos, podem tirar a carteira de pescador profissional (POP) que é oferecida pela Capitania dos Portos e almejar uma ascensão profissional.