Encerrada a Festa do Divino Espírito Santo

Alegria e devoção marcam ultimo dia da Festa que celebrou 30 anos de resgate.

27 de maio de 2015
O domingo, 24, foi marcado pela a alegria e pela devoção ao Divino Espírito Santo. Com a grande participação dos fieis católicos, a festa que celebra este ano os 30 anos do seu resgate contou com um bom público durante todo o final de semana.

A programação do ultimo dia de festa começou bem cedo, às 6h, com alvorada, seguida por um café da manhã comunitário e pela Missa Solene na Igreja Matriz. Dezenas de fieis acompanharam a celebração que culminou com o corte do bolo pelo Menino Imperador. A tradicional visita ao asilo São Vicente de Paulo aconteceu após um grande cortejo que seguiu desde a Matriz.

Na parte da tarde, a celebração de Pentecostes também na Igreja Matriz, abriu a programação noturna. Após a missa, os fieis saíram em procissão com a imagem da Nossa Senhora do Rosário e do Símbolo do Divino Espírito Santo percorrendo as principais ruas do centro da Cidade. A troca da coroa pelo chapéu aconteceu logo após a procissão.

No palco principal da festa, na Praça Zumbi dos Palmares, as cinco danças folclóricas foram apresentadas. Antes, coube à Vaquinha malhada e ao Bate Moleque, interpretados respectivamente pelos irmãos Felipe e Gustavo Valente; acompanhando a Burrinha, de Glauter Barros, fazer uma saudação aos presentes. A alegria dos Coquinhos abriu a passagem para as jardineiras, lanceiros, velhos e marujos passarem. Foi um lindo encontro de movimentos, cores e sons. Na apresentação dos Marujos, o multiartista Zequinha Miguel, um dos responsáveis pelo resgate da Festa em 1985, subiu ao palco para cantar “A Barcarola“. Num momento de muita emoção, o ex ensaiador dos Marujos, Zelião, subiu ao palco e cantou com Zequinha.

A atração da noite foi o grupo de dança Origens Crew, que ensaia no Centro Cultural Theophilo Massad. O grupo formado por jovens angrenses arrancou aplausos do público presente com a apresentação de rap e hip hop. Outro destaque foi a participação da banda Jardim Sarmento. Os músicos foram incansáveis e atuaram com maestria e dedicação o tempo todo. Encerrando a Festa do Divino, a queima do quadro Glória e de fogos de artifício, que durou 12 minutos, iluminou o céu da cidade.

Programação foi intensa na sexta e sábado

A Festa do Divino foi o principal evento do final de semana em Angra. A festividade, de origem portuguesa, foi aberta no dia 15, com a o início da programação liturgica. Já na sexta-feira, 22, o vice-prefeito, Leandro Silva recebeu sua majestade o Menino Imperador, este ano representado por Matheus Ricardo Gullo Schwenck Barbosa. Na tarde do primeiro dia houve missa, celebrada pelo pároco do Centro, Frei Fernando, e a coroação do Menino Imperador.

Durante todo o evento, o Menino Imperador utilizou a mesma coroa e cetro usados há mais de 200 anos nesta tradicional festa em Angra. Após a missa, o Imperador e seu séquito seguiram em cortejo até o Império, montado na Praça Zumbi dos Palmares, onde se apresentaram as danças dos coquinhos, jardineiras e lanceiros.

Um destaque na noite do primeiro dia de programação cultural foi do projeto Divininho, que levou três escolas da rede municipal a se apresentarem no palco principal da festa. Sob a coordenação de Marcelo Ramos e Felipe Valente, as escolas E. M. Profª Manoelina Rodrigues Barbosa (Parque Mambucaba) apresentou a Dança dos Marujos; a E.M. Adelaide Figueira (Sapinhatuba II), a Dança dos Velhos e a E.M. Antônio José Novaes Jordão (Morro do Péres), coube uma saudação ao público, com alunas vestidas de jardineiras.

Já no sábado, 23, houve um encontro das crianças da Catequese com o Menino Imperador. A descontração e a leveza do jovem menino deram o tom da conversa. No palco principal, além da apresentação dos coquinhos, velhos e marujos, a Banda da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) encantou a todos com um repertório eclético. Presente no império com autoridades, a Prefeita elogiou a festa.

- A Festa do Divino Espírito Santo é um patrimônio da nossa cidade. É uma alegria celebrar uma festa como essas com um público prestigiando - declarou a Prefeita empolgada com a apresentação da banda da AMAN.