Defesa Civil tem encontro com líderes comunitários

Autarquia se aproxima das comunidades com ações de prevenção

27 de janeiro de 2015
Como parte das orientações da Prefeitura de Angra de estreitar e manter firmes os laços com as comunidades e suas lideranças, a secretaria municipal de Defesa Civil e Trânsito realizou na última sexta-feira, 23, um encontro com líderes comunitários de diversos bairros para um balanço das ações do ano passado e dos projetos da autarquia para 2015. Além do secretário Marco Oliveira, acompanharam o evento os superintendentes de Defesa Civil, Francisco Júdice; de Operações, Fernando Sérgio; de Planejamento e Gerenciamento de Crises, Hele Serafim Filho; e de Transportes e Trânsito, Ricardo Ferreira.

- As ações realizadas ao longo do ano são fruto de um detalhado planejamento. Mesmo assim estamos sempre prontos a atender às demandas de situações emergenciais que vão surgindo. Essa é uma equipe de profissionais competentes e vencedores - disse Marco Oliveira.

SUPERINTENDÊNCIA DE DEFESA CIVIL
É responsável pelos setores de Engenharia e Administração. Em 2014, o setor coordenou o Plano de Auxílio Mútuo da Costa Verde (PAM). Também no ano passado, a Defesa Civil, por meio da superintendência, celebrou um convênio de R$ 1.970.389,99 com a Eletronuclear para o reaparelhamento da autarquia. O convênio faz parte da contrapartida devido à construção de Angra 3, pela Eletronuclear.

GERÊNCIA DE ENGENHARIA
Permanentemente, a Gerência de Engenharia da Defesa Civil realiza o mapeamento de áreas de risco em todo o município. Além disso, em 2014, supervisionou e fiscalizou o serviço de desobstrução de redes de drenagem, com retirada de materiais em diversos bairros. O setor de engenharia também contratou uma empresa que realiza projetos de contenção em diversos pontos do município, principalmente nos morros do Centro. Para 2015, vai instalar, em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Estação Total, um aparelho que vai identificar, em milímetros, a movimentação de solo.

SUPERINTENDÊNCIA DE OPERAÇÕES
O setor realiza ações de prevenção e atua na emergência. Na prevenção, tem o programa Amigo da Criança, cujo objetivo é levar diversão e informação às crianças de escolas municipais. Em 2014, o programa atingiu a marca de mais de mil crianças abordadas. A superintendência capacitou mais de 600 moradores que vivem em áreas onde existem sirenes instaladas. Implantou o Agente Comunitário Escolar, que levou conhecimento e treinamento a mais de 250 crianças, que se tornaram agentes do programa. O setor deu seguimento a implantação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil nos bairros. Em 2014, 21 comunidades foram visitadas e quase 550 voluntários capacitados. No mesmo ano, também foram realizadas mais de 300 vistorias em toda a cidade, por meio do programa Marquises e Fachadas. Para fechar 2014 em alta, a Coordenação de Integração Comunitária levou a dez comunidades distantes o Natal Comunidades Remotas: diversão e educação marcaram a vida de 423 crianças, com a chegada da equipe da Defesa Civil e do Papai Noel.

SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE CRISES
Tem sido responsável pelo aperfeiçoamento das sirenes e implantação das placas da “rota segura“, caminho seguro pelo qual uma comunidade pode se deslocar em situações de emergência, provocadas por chuvas fortes ou deslizamentos de solo. O setor também implantou o Plano de Contingência, identificando as principais ameaças naturais do município e criando um plano para cada uma delas. Os planos são ativados pela prefeita ou pelo secretário de Defesa Civil e envolvem as secretarias e autarquias municipais, instituições estaduais e federais, bem como os prestadores de serviços, como Ampla, Cedae e a empresa de ônibus do município. Além disso, em 2014, a superintendência realizou o primeiro simulado com deslocamento de pessoal, no Dia Estadual de Redução de Riscos e Desastres (29 de novembro).

Também foi realizada, nos dias 13 e 14 de março, a I Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil, que discutiu ações voltadas à área em toda a sociedade. Seis delegados de diversos segmentos da sociedade foram eleitos para representar o município na conferência estadual, que aconteceu no dia 16 de abril, no Rio de Janeiro.

Para 2015, a superintendência vai implantar o projeto Defesa Civil na Escola, com palestras e treinamento com crianças, além de um simulado com deslocamento, no dia 29 de novembro.

SUPERINTENDÊNCIA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO
A superintendência adquiriu equipamentos e realizou eventos e campanhas educativas em 2014. Além disso, economizou mais de R$ 10 milhões com a medida do recadastramento do passageiro cidadão.

Foi realizado o primeiro Simpósio de Trânsito, além de outros eventos, como o passeio ciclístico “Pedala, Angra“. As campanhas educativas em empresas, ruas, estrada, e até mesmo em outros municípios contaram com a presença do Zé Máforo, mascote do trânsito.

Também no ano passado foi instituída e colocada em prática a lei de carros abandonados e carcaças. Trezentos veículos abandonados foram notificados e 170 foram retirados das ruas de Angra.

Em 2015, a superintendência vai assumir a coordenação do Educapam, projeto do Plano de Auxilio Mutuo da Costa Verde, que realiza campanhas preventivas e punitivas com outros órgãos do trânsito. A partir do próximo mês, o setor dará início ao serviço de vistoria de táxis, veículos escolares, de fretamento e ônibus urbano. Para o Carnaval, a superintendência desenvolveu um material informativo para abordar motoristas e motociclistas durante os dias de folia, alertando-os quanto ao perigo de beber e dirigir. Outros projetos são a construção do terminal rodoviário, no Aterro do Carmo, a integração de mais linhas de ônibus e a implantação do estacionamento rotativo.