Projeto Orquídeas Vivas dá novos frutos

Mais 16 mudas floridas da planta foram colocadas

26 de novembro de 2014
O projeto Orquídeas Vivas, realizado em dezembro do ano passado nas árvores da praça Codrato de Vilhena (Praça do Papão) e em setembro deste ano na praça Zumbi dos Palmares, está novamente florindo Angra dos Reis. A prefeitura, por meio da Subsecretaria de Parques e Jardins, continua com o projeto, em parceria com a Transpetro, que fez novas doações da planta. Nesta terça-feira, 25, a prefeitura instalou mais flores na praça Codrato de Vilhena, no Centro. A iniciativa é uma ideia da prefeita Conceição Rabha, que viu o resultado de trabalhos similares em outros municípios.

O Orquídeas Vivas faz o plantio de orquídeas nos troncos das árvores. Desta vez, foram implantadas 16 mudas floridas de orquídeas brancas. O projeto tem como objetivo deixar a cidade mais bonita e também dar destino adequado às orquídeas, que muitas vezes são descartadas por quem não têm um local adequado para cultivá-las.

A população e as floriculturas podem participar doando a planta sem a flor. As orquídeas florescem somente uma vez ao ano e, por conta disso, muitas pessoas acabam jogando a planta fora, por estar sem a flor. As doações podem ser feitas no saguão da sede da prefeitura, em horário de expediente.

A técnica de plantio na árvore aproveita o próprio pote em que a planta se desenvolveu, protegendo a raiz e reduzindo a dificuldade de adaptação ao novo ambiente. Parte do pote é cortada e ele é fincado à árvore, o que proporciona o contato direto da raiz com o tronco. Com o tempo, após as raízes se fixarem no tronco, o pote é removido.

Paralelo ao projeto, a equipe de Parques e Jardins também atuou nesta terça na praça Lopes Trova (em frente aos Correios), adubando a terra e fazendo o replantio de algumas plantas. A subsecretaria trabalha para que todas as áreas de praças, canteiros e parquinhos estejam sempre organizados, bonitos e floridos. Todas as espécies de plantas de forração, de pequeno, médio e grande porte, são produzidas no Horto Municipal, localizado no Areal.