Capoeiristas fecham Semana da Consciência Negra

Final de semana também teve pagode na praça

26 de novembro de 2013
O pagode deu o tom da programação cultural da cidade no final de semana. Ainda dentro das comemorações pelo Dia da Consciência Negra, o grupo Nosso Som se apresentou na praça Zumbi dos Palmares, palco principal das homenagens.

Durante todo o sábado, 23, na Casa Larangeiras, aconteceu o encontro de capoeiristas da UBC, com roda de capoeira e participação de crianças e adultos.

A chuva impediu a realização do cortejo programado para o início da noite de sábado, mas não desanimou o público que foi à praça Zumbi dos Palmares assistir à apresentação do grupo de pagode Nosso Som. O grupo, formado por Luís Felipe (banjo e voz), Pablo Davi (surdo e voz), Jonn Pietro (reco-reco e voz), Felipe Sousa (pandeiro e voz), Nelson Rosa (cavaquinho), Rhuan Pedro(tan-tan) e Lucas Costa ( violão) balançou a plateia com muito pagode romântico e samba de raiz.

A programação da Semana da Consciência Negra, idealizada pela Prefeitura de Angra, por meio da Cultuar, teve início no dia 13 de novembro com a abertura da exposição "Cantos, tambores e saberes - as várias Áfricas de Angra dos Reis", que mostrou um pouco da história e das lutas da comunidade quilombola do Bracuí, e segue para visitação até 30 de novembro no Convento São Bernadino de Sena. Encerrando a semana em homenagem ao líder negro Zumbi dos Palmares, no próximo sábado, 30, acontece o projeto Senzaleado, que reunirá alunos do mestre Abutre, com rodas de capoeira, batizados e troca de cordas, das 10h às 18h, na Casa Larangeiras.

A exposição "Irmandade dos homens pretos e pardos: no Brasil e em Angra dos Reis", no Museu de Arte Sacra, também poderá ser visitada até o dia 31 de dezembro, das 10 às 12h e das 14 às 19h, de quarta a domingo.