Festa comemora os 40 anos da Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis

Primeira Casa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro completou quatro décadas de história com apresentações abertas à população

26 de agosto de 2025

Na segunda-feira, 25 de agosto, os fazedores de cultura da cidade celebraram os 40 anos da Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis. O espaço cultural, inaugurado em 1985 após intensa mobilização da classe artística angrense, é a primeira Casa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e se consolidou como um dos principais equipamentos culturais do município e da região da Costa Verde.

A Casa, instalada em um sobrado histórico de 1824, foi preservada graças à união de artistas e intelectuais locais, que se mobilizaram contra a ameaça de demolição. O movimento marcou não apenas a salvaguarda do patrimônio arquitetônico da cidade, mas também o nascimento de um espaço voltado à arte, à cultura e à memória de Angra dos Reis.

Desde então, exposições, cursos, oficinas, palestras e apresentações diversas ocupam suas salas, dando vida a uma agenda cultural permanente.

Para comemorar o aniversário, a Secretaria de Cultura e Patrimônio organizou uma programação especial em frente à Casa, na tradicional Rua do Comércio, que atraiu moradores, artistas, turistas e admiradores da cultura angrense. O evento trouxe atividades para diferentes públicos e faixas etárias, resgatando a essência plural que sempre marcou o espaço.

A programação contou com apresentações musicais, oficina de desenho, dança, sarau cultural, o coral Musicalizando com a Melhor Idade, além da adaptação de Gonzaga, um baião para todos, encenada pelos alunos da Oficina Primeiro Ato.

O tradicional momento dos parabéns, seguido do corte do bolo, que simbolizou não apenas a passagem do tempo, mas também a vitalidade e a renovação da Casa de Cultura como patrimônio vivo da cidade.

A secretária de Cultura e Patrimônio, Marlene Ponciano, destacou a relevância da data para Angra dos Reis.

— Celebrar os 40 anos da Casa de Cultura é reconhecer sua relevância histórica e social. Esse espaço nasceu da luta do setor artístico e continua sendo um lugar de resistência e valorização da arte. Reafirmamos o compromisso da Prefeitura em manter viva a memória e fortalecer as manifestações culturais que enriquecem a vida da nossa população – comentou Marlene.