Ouvidoria SUS já realizou mais de 2 mil atendimentos

Através do serviço, o cidadão angrense faz sugestões e elogios e reclama os seus direitos

26 de junho de 2015
A Ouvidoria SUS da Secretaria Municipal de Saúde de Angra dos Reis registrou 2.299 atendimentos aos cidadãos angrenses, no período de janeiro de 2013 a 25 de junho deste ano. O órgão é um canal de comunicação entre o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e a secretaria municipal, que é a responsável pelo serviço.

Através da Ouvidoria SUS, o cidadão oferece sugestões e elogios, reclama os seus direitos e também é informado sobre os serviços de saúde. A Ouvidoria faz o encaminhamento das solicitações dos usuários aos órgãos competentes para análise e providências. Quando a resposta é fornecida, a mesma é analisada e esclarecida ao cidadão. A Ouvidoria também elabora relatórios para os gestores, contribuindo para a melhoria da saúde pública e o fortalecimento do SUS.

- Temos na Ouvidoria uma importante ferramente para uma gestão participativa e transparente, pois através dela conseguimos saber das demandas ainda existentes e procuramos dar a correta resolutividade a cada uma. É importante que o cidadão contribua com este processo e construa um SUS de qualidade para os munícipes - disse Clenilson Belo, Superintendente de Gestão Estratégica e Participativa.

A Ouvidoria SUS visa ser um canal de comunicação e articulação entre o gestor e o controle social, buscando a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cidadão. As solicitações dos usuários podem ser feitas pela internet (www.angra.rj.gov.br), e-mail (fusar.ouvidoriasus@angra.rj.gov.br), telefones (3364-4844/3365-2803) ou pessoalmente, na sede do órgão, que fica na avenida Almirante Machado Portela, 85 - Balneário, das 8h30 às 17h. O contato telefônico foi o mais utilizado pelo cidadão (887), seguido pelo atendimento presencial (660).