Fórum em Barra Mansa discute desenvolvimento da região

Prefeita Conceição participou do encontro, que reuniu ainda o presidente da Firjan e o governador Pezão

26 de junho de 2015
A prefeita de Angra do Reis, Conceição Rabha, participou nesta quinta-feira, 25, em Barra Mansa, do Encontro Regional de Desenvolvimento Econômico do Sul Fluminense, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O encontro foi para discutir os investimentos prioritários de infraestrutura na região e ações em prol do desenvolvimento sustentável e geração de empregos. O governador Luiz Fernando Pezão também participou e, na abertura do evento, enumerou a série de providências que o Governo do Estado está tomando para reativar a economia fluminense.

- Tenho esperanças na retomada do emprego e de poder trazer atividades econômicas que gerem oportunidades, e esse é o fórum adequado para discutirmos a economia. Tenho andado por todo o estado do Rio de Janeiro nesse momento de crise que só se vence com trabalho. Quero aliviar multas e juros das empresas porque entendo que não tem desenvolvimento econômico sem emprego - afirmou Pezão.

Um dos principais painéis do encontro foi o intitulado “Gargalos ao desenvolvimento - enfrentamento e oportunidades“, coordenado pelo secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osório, que ressaltou a importância estratégica da logística da região para o desenvolvimento.

- Esse encontro é fundamental para olharmos para a frente, planejarmos e transformarmos os momentos de dificuldade em oportunidades. O transporte é um dos grandes gargalos ao setor de produção. Queremos resolver isso e fazer o Sul Fluminense ainda mais produtivo, atraindo mais empresas e gerando mais empregos. Queremos que a região seja a base industrial mais competitiva do país e, para isso, a logística precisa funcionar - explicou Osório.

Durante esse painel, a prefeita Conceição abordou a situação da rodovia Rio-Santos (BR-101), que vem cada vez mais se tornando uma via cercada por comunidades, o que aumenta a necessidade de redutores de velocidade, elevando o tempo que os motoristas gastam para trafegar por ela.

- A Rio-Santos corta toda a extensão do município de Angra dos Reis e é natural que as comunidades reivindiquem ações que garantam o direito de ir e vir com mais segurança, por isso os gargalos são inevitáveis. O que queremos é que o estado, em conjunto com o governo federal, que é o responsável pela via, fique ciente da situação e trabalhe para que ações que garantam a segurança dos munícipes sem prejudicar o tráfego sejam tomadas - alertou a prefeita.

O presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, no mesmo sentido do que foi dito pela prefeita, pontuou que é preciso avançar na discussão entre municípios e empresas sobre os investimentos prioritários de infraestrutura.

- Há muitos gargalos em nosso estado a serem enfrentados que limitam o desenvolvimento sustentável da região e as oportunidades de investimentos. A duplicação da Serra das Araras, melhorias na estrada Resende x Bulhões, investimento em transporte aeroviário e ferroviário e ações na rodovia Rio-Santos, são exemplos de soluções. O lançamento do Plano de Investimento em Logística, feito pelo governo federal, é um alento, mas ainda não contempla as necessidades urgentes - afirmou Eduardo.

No encontro, foi decidida a criação de um fórum que reunirá, além do governo do estado, mais 17 prefeituras da região, dentre elas a de Angra. O fórum terá por meta identificar e planejar ações conjuntas em prol do desenvolvimento da região. O secretário de Atividades Econômicas de Angra, José Rafael Ribeiro, acompanhou a prefeita durante o seminário em Barra Mansa. Segundo ele, o encontro foi bastante produtivo.

- A criação desse fórum é um ganho para a nossa região, por ser um espaço próprio de discussão e planejamento de ações que vêm ao encontro das nossas necessidades - destacou José Rafael.

Também participaram os prefeitos de Resende, Barra Mansa, Barra do Piraí, Vassouras, Rio das Flores, Porto Real e Itatiaia.