Prefeitura inicia fiscalização no cais dos Pescadores

Ação visa ordenar o uso do cais e do Aterro do Carmo.

26 de maio de 2015
As secretarias de Pesca e Aquicultura e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano em conjunto com o departamento de Vigilância Sanitária e a Superintendência de Trânsito fizeram, nesta segunda-feira, 25, uma intensa fiscalização no Cais dos Pescadores, no Centro da cidade.

O objetivo da ação foi o de coibir o estacionamento de caminhões carregados de peixe, na área do Aterro do Carmo, o que não é permitido.

- Na área do aterro somente caminhões vazios têm autorização para estacionar. Os que estão carregados devem seguir para seus locais de armazenamento - explicou o subsecretário de Pesca e Aquicultura, Ronaldo Viana.
Ainda de acordo com Ronaldo, a fiscalização também está notificando os caminhões que estão sem as caixas coletoras. Os recipientes evitam que a água dos caminhões escorra para rua evitando poluição e mau cheiro. A caixa coletora é uma das exigências da Vigilância Sanitária para a liberação da licença de transporte de pescado que é dada aos caminhoneiros.

- Quando flagramos caminhões sem a caixa de coleta já sabemos que eles também estão sem a licença para o transporte. Nós, então, multamos e notificamos os caminhoneiros e damos um prazo para que eles se regularizem - informou Ronaldo.

A fiscalização no cais dos Pescadores vai continuar acontecendo, por tempo indeterminado, ao menos uma vez na semana, segundo Ronaldo. O subsecretário conta que a resolução do problema acontecerá depois que o terminal pesqueiro da cidade for construído.

- A partir daí o problema acaba porque só terão acesso ao terminal os caminhões que estiverem em dia com as exigências e consequentemente licenciados pela Vigilância Sanitária - finalizou Ronaldo.