Parque Tecnológico do Mar de Angra recebe pela primeira vez o Startup Day Sebrae
O evento gratuito com palestras teve como objetivo fomentar o empreendedorismo inovador, promover conexões e impulsionar o desenvolvimento de startups locais

O Parque Tecnológico do Mar de Angra dos Reis sediou, no último sábado (22), o pela primeira vez o Startup Day Sebrae, reunindo empreendedores, especialistas e jovens talentos do ecossistema de inovação. Esta foi a segunda edição do evento realizada em Angra e a 11ª no estado do Rio de Janeiro.
O evento gratuito teve como objetivo fomentar o empreendedorismo inovador, promover conexões e impulsionar o desenvolvimento de startups locais. A programação contou com palestras de especialistas, momentos de networking e uma mesa redonda com representantes de startups instaladas no Parque.
– O que estamos construindo aqui vai muito além de infraestrutura. O Parque está se consolidando como um polo de inovação e criatividade, um verdadeiro ponto de encontro para empreendedores, pesquisadores e talentos locais. Ver tudo isso acontecendo e ganhando força mostra que a Costa Verde tem, sim, um enorme potencial para se destacar no cenário da inovação. Que venham os próximos Startup Days Sebrae – destacou o secretário de Planejamento e Gestão, André Pimenta.
– Ter o Parque Tecnológico do Mar como parceiro e espaço para sediar o Startup Day é extremamente estratégico. Esse ambiente foi pensado justamente para fomentar a inovação, e receber um evento como esse, que conecta ideias, pessoas e oportunidades, reforça o papel do Parque como um agente de transformação na região – comentou a analista do Sebrae, Gabriela Cordoeiro.
A primeira palestra foi conduzida por Rafael Conceição, consultor do Sebrae, que abordou temas como negócios escaláveis, criação de startups, modelo canvas, além dos principais desafios enfrentados por empreendedores e a importância do networking.
Em seguida, Thiago Furlani, coordenador de projetos da Fundação Certi, trouxe uma visão prática sobre inovação, editais de fomento e apresentou cases de sucesso que evidenciam o potencial transformador das startups no cenário nacional.
O público presente foi composto, majoritariamente, por jovens empreendedores, estudantes e profissionais interessados em aprender mais sobre o universo das startups e as oportunidades oferecidas por programas de mentoria e aceleração empreendedora.
– Foi muito bom ouvir as palestras e fazer bastante networking no Startup Day Sebrae. As dicas que eles deram sobre modelos de negócio, inovação e os caminhos para tirar uma ideia do papel foram muito valiosas. Já fiz cursos de TI aqui no Parque, e cada vez mais sinto que estou no lugar certo para dar o primeiro passo e abrir minha própria startup – relatou o profissional de TI, João Pedro Reis Pinheiro.
O evento foi encerrado com uma mesa redonda que reuniu Marcus Dias, da Fundação Certi, Rafael Conceição, do Sebrae, e representantes de startups instaladas no Parque Tecnológico do Mar: Andressa Fernandes, da startup TerraMar, e Bianca Pires, da Explore Angra. Os participantes compartilharam suas experiências, desafios e conquistas durante o período instaladas no parque, destacando o papel do espaço como catalisador da inovação na região.
Sobre o Parque Tecnológico do Mar
Inaugurado em 2024, o Parque Tecnológico do Mar de Angra dos Reis é o primeiro hub de inovação do Estado do Rio de Janeiro voltado ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para a Economia do Mar. O espaço oferece infraestrutura e suporte para startups e empresas que atuam em setores como energias renováveis, indústria alimentícia, biotecnologia, turismo, tecnologia da informação, engenharia naval, sustentabilidade, entre outros.
Atualmente, estão instaladas no parque as empresas: Marulho, Nexaas, TerraMar, ViuPegou, Uapê Energias Solares, Explore Angra, Compara Peças, Costa Verde H2V, Seahorse Wave Energy e Valle Fish.
O parque também promove capacitações, eventos e parcerias estratégicas para fomentar o empreendedorismo e fortalecer a economia e o ecossistema de inovação local. O espaço também conta com áreas gratuitas, como salas de coworking, auditórios para workshops e salas de reunião, proporcionando um ambiente colaborativo e dinâmico para o desenvolvimento de novos negócios.