Angra dos Reis testa novo sistema de coleta de lixo

Parceria entre a Prefeitura e a Angra Meio Ambiente (AMA) aumenta a capacidade de coleta, reduz odores e sujeira nas vias públicas

08 de novembro de 2025

Com foco na modernização da limpeza urbana e na busca por soluções sustentáveis para o manejo dos resíduos sólidos, Angra dos Reis começou a utilizar, nesta sexta-feira (7), o sistema Molok, tecnologia inovadora que alia eficiência, higiene e respeito ao meio ambiente. O prefeito Cláudio Ferreti acompanhou o início dos serviços.

O projeto é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Executiva de Serviço Público e a Angra Meio Ambiente (AMA), empresa responsável pela limpeza urbana do município. A iniciativa tem caráter experimental e não gera custos para a administração pública. O desempenho do sistema será avaliado em áreas de maior movimentação.

Os primeiros equipamentos foram instalados próximo à Praça Zumbi dos Palmares, no Centro, local que recebe diariamente uma feira e tem grande circulação de pessoas. Cada contentor tem capacidade para 3m³ de resíduos e é do tipo vertical semienterrado, o que permite armazenar o lixo de forma segura, discreta e com melhor aproveitamento de espaço.

Como boa parte da estrutura fica abaixo do solo, cada molok comporta até cinco vezes mais resíduos do que uma lixeira convencional, reduzindo a frequência das coletas e os custos operacionais. Além disso, o modelo elimina odores, impede o acesso de animais e diminui a proliferação de vetores, garantindo mais limpeza.

Outro diferencial é a possibilidade de separação entre resíduos recicláveis e orgânicos, o que fortalece a coleta seletiva e reafirma o compromisso de Angra dos Reis com a sustentabilidade.

— O sistema Molok representa um avanço importante na forma como tratamos os resíduos e cuidamos da nossa cidade. Nosso objetivo é oferecer ruas mais limpas e agradáveis para todos. Esse novo sistema traz ganhos importantes de higiene, organização e cuidado com os espaços públicos – destacou o secretário executivo de Serviço Público, Ricardo Ferreira.