Teatro Angrense é premiado em festivais

Fita e Festival de Teatro de Salto celebram duas companhias de Angra com premiação

26 de março de 2015
Duas companhias angrenses de teatro foram premiadas nesta semana. Os resultados confirmam o talento dos artistas de Angra dos Reis. A Angra Companhia de Teatro, concorrendo no 4º Prêmio do Festival Internacional de Teatro de Angra (Fita) em seis categorias, com “A casa de Bernarda Alba“, venceu duas delas. Já o grupo Arteiiros, que estreou em fevereiro deste ano o espetáculo “RIP“, teve dez indicações no primeiro Festival de Teatro de Salto (SP), que aconteceu no último final de semana, e faturou cinco prêmios.

No Rio de Janeiro, onde aconteceu a premiação da Fita, o elenco de A Casa de Bernada Alba, texto do espanhol Frederico Garcia Lorca e direção do angrense Bruno dos Anjos, ganhou os troféus de revelação, pela direção, e de trilha sonora, também assinada por Bruno. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos auxiliou no transporte de parte do elenco para a premiação.

- Sou um grande fã do Garcia Lorca e há muito tempo eu queria fazer um espetáculo dele. Eu e os atores da companhia nos reunimos e montamos a peça para a Fita. O resto vocês já sabem - brincou o emocionado Bruno dos Anjos, que além de dirigir e fazer a trilha sonora, também ficou responsável pela luz e o figurino do espetáculo.

Enquanto isso, os atores da Cia. Arteiiros chegaram da cidade de Salto, interior de São Paulo, comemorando os cinco troféus conquistados das dez indicações recebidas: iluminação (Camila Rocha), melhor ator coadjuvante (Ramom Souza), melhor atriz (Letícia Mendes), melhor direção (Camila Rocha) e melhor espetáculo. O texto é assinado pelo estreante Júnio Bastos. O transporte da Companhia até a cidade de Salto foi possível graças ao apoio da Fundação de Cultura de Angra (Cultuar).

- Estou simplesmente muito feliz com o resultado do Espetáculo R.I.P no Teatro Palma de [Salto, São Paulo]. Fomos indicados a dez prêmios e tive a honra de receber do Primeiro Festival Nacional de Teatro Carpedim o prêmio de melhor ator coadjuvante - relatou o ator Ramom Souza.

A Casa de Bernarda Alba, que estreou na Fita em 2014, termina a sua temporada no Centro Cultural Theóphilo Massad no dia 26 de março e pode ser conferida de quarta a quinta-feira, às 20h. O espetáculo RIP ainda não tem data para voltar aos palcos da cidade.