Semana Santa em Angra terá diversos eventos

Diversos bairros terão eventos e no Centro haverá apresentação do Auto da Paixão

26 de março de 2015
A data mais importante do calendário católico será marcada em Angra dos Reis por vários eventos e uma extensa programação religiosa que começa nesta sexta-feira, 27, e vai ser realizada em todo o município, nas paróquias e comunidades da cidade. No Centro da cidade ainda haverá a apresentação do Auto da Paixão de Cristo e uma exposição contando um pouco da história da devoção a São Benedito, santo de enorme devoção na cidade, cuja festa é festejada na segunda-feira após a Páscoa (dia 6).

A tradição católica em Angra é forte e vem sendo mantida há séculos. Os diversos ritos litúrgicos da Semana Santa são acompanhados por centenas de fiéis e carregados de simbolismo, como o costume de cobrir as imagens com pano roxo, não comer carne vermelha na quaresma e principalmente na Sexta-feira Santa onde os antigos sequer falavam alto, não pescavam e realizavam apenas tarefas indispensáveis.

Auto da Paixão será na Praça Zumbi dos Palmares
Como parte da programação da Semana Santa no Centro da cidade, um dos pontos altos será a apresentação do Auto da Paixão de Cristo, que será encenado pela Cia. da Lua. Com cerca de 80 atores no elenco esta será a maior montagem da Paixão de Cristo do Estado este ano. A apresentação será no Sábado de Aleluia (4 de abril), às 20h, na mesma praça Zumbi e entrada gratuita. A mudança do local da apresentação, que saiu da Praça da Matriz para a praça Zumbi dos Palmares, foi para permitir um público ainda maior para o espetáculo.

O Auto da Paixão de Cristo de Angra dos Reis movimenta, além dos atores do elenco, cerca de 30 profissionais de produção, figurino, técnica e contrarregras. Para o assistente de direção do espetáculo, Mauro Nask, que também faz parte do elenco, o trabalho está bem adiantado e a equipe entrosada.

Festa de São Benedito será no dia 6
Paralelo à tradição da Semana Santa, os festejos de São Benedito atraem grande número de fiéis também. O Santo Negro é uma espécie de padroeiro afetivo da cidade. Para resgatar a história e a tradição dessa festa, também centenária, a Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar) preparou uma exposição com fotos, jornais, cartazes, figurinos como casulas e capas usadas pelos padres, vestimentas usadas pela Corte Negra, livros de atas da Irmandade que registra desde a década de 20 até 2015, os nomes dos festeiros de São Benedito, além de imagens para contar à nova geração como era festejado o dia nos anos passados.

O dia para festejar o Santo, segunda-feira após o Domingo de Páscoa, foi pensado justamente para proporcionar aos escravizados a sua participação nos festejos já que os senhores deixavam as fazendas e vinham para a cidade para comemorar a Páscoa e a Irmandade aproveitava a presença de seus membros para promover a festa. Este ano os festeiros são a prefeita Maria da Conceição Rabha e seu irmão, Carlos Eduardo Elias Rabha.

Todos os detalhes da história da festa em homenagem a São Benedito serão contados na exposição “Uma História de Resistência e Fé na Festa de São Benedito de Angra dos Reis“. A abertura será dia 3 de abril às 8h30, na Casa Larangeiras. É realmente uma grande oportunidade para se conhecer um pouco mais da nossa história!

Segue abaixo toda a programação da Semana Santa em Angra dos Reis, uma realização da Paróquia Nossa Senhora da Conceição com apoio da Fundação Cultuar.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA EM ANGRA
CENTRO DA CIDADE

27/3 - Sexta-feira
7h30 - Missa (Igreja Matriz)
19h - Via Sacra Paroquial (início na Igreja Matriz)

28/3 - Sábado
7h30 - Confissão Comunitária (Igreja Matriz)
19h30 - Missa (Igreja Matriz)

29/3 - Domingo de Ramos
8h - Bênção dos Ramos (comunidade do Peres, com procissão até a igreja do Carmo e missa)
18h - Missa (igreja do Carmo)
20h - Missa (igreja do Carmo)

30/3 - Segunda-Feira Santa
19h30 - Missa (igreja do Carmo): em seguida, Procissão do Depósito, com a imagem do Senhor dos Passos, acompanhada pela Ordem Terceira do Carmo e Irmandade São Benedito. O Apostolado da Oração e a Ordem Franciscana Secular recebem a procissão na avenida Raul Pompeia, seguindo até a Igreja Matriz.

31/3 - Terça-Feira Santa
19h30 - Procissão do Encontro: a imagem do Senhor dos Passos sairá da Igreja Matriz, conduzida pela Irmandade São Benedito, Apostolado da Oração, Ordem Franciscana Secular e Catequese Paroquial. A imagem de Nossa Senhora das Dores sairá da igreja da Ordem Terceira do Carmo, conduzida pela ordem até o Largo da Matriz, onde será pronunciado o Sermão do Encontro. Logo após, as imagens seguem em procissão para a igreja da Ordem Terceira do Carmo.

1/4 - Quarta-Feira Santa
7h30 - Celebração das Sete Dores de Maria - Igreja Matriz
19h - Missa dos Santos Óleos (catedral São Francisco Xavier - Itaguaí).
Obs: Não haverá terço nem a novena perpétua.

2/4 - Quinta-Feira Santa - 1º dia do Tríduo Pascal
15h30 - Missa (asilo São Vicente de Paula)
19:30 - Missa da Ceia do Senhor (Igreja do Carmo): Lava-pés e, ao final, a trasladação do Santíssimo para a igreja da Ordem Terceira do Carmo, com adoração até as 22h.

3/4 - Sexta-Feira Santa - 2º dia do Tríduo Pascal
8h às 12h - Adoração ao Santíssimo Sacramento (igreja da Ordem Terceira do Carmo)
15h - Celebração da Paixão e Morte do Senhor (igreja do Carmo)
18h - Encenação da Paixão - com a juventude paroquial (Largo do Carmo): em seguida, procissão do Senhor Morto, percorrendo itinerário de costume, acompanhada por todo o povo. Em diversos pontos haverá o canto da lamentação, com a Verônica

4/4 - Sábado Santo - 3º dia do Tríduo Pascal
19h - Celebração da Vigília Pascal (igreja do Carmo): bênção do fogo, do círio pascal e da Água
20h - Apresentação do Auto da Paixão de Cristo - praça Zumbi dos Palmares

5/4 - Domingo de Páscoa - Cristo ressuscitou, Aleluia!
5h - Amanhecer de páscoa: concentração na Igreja do Carmo, saindo em procissão para a Igreja Matriz, onde haverá missa e café comunitário
18h - Missa (Igreja do Carmo)
20h - Missa (Igreja do Carmo).

Obs.: Haverá missas, procissões e outros eventos religiosos em outras paróquias e comunidades do município, além do Centro da cidade.