Prefeitura de Angra promove mutirão de atendimento a pessoas com síndrome de Down
Ação será nos dias 28 e 29 de novembro na Estratégia de Saúde da Família do Balneário, com atendimentos das 7h às 18h
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, realizará nos dias 28 e 29 de novembro um mutirão exclusivo de atendimento a pessoas com diagnóstico de síndrome de Down. A iniciativa acontecerá na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Balneário, das 7h às 18h, e busca garantir um acompanhamento completo e especializado aos usuários da rede municipal de saúde.
Todos os participantes serão previamente convidados de forma nominal pela Secretaria de Saúde, com base em um levantamento do histórico de atendimentos. O objetivo é oferecer, de forma organizada, um circuito de cuidados em diversas áreas da saúde, promovendo acolhimento, orientação e encaminhamentos adequados para outros serviços oferecidos na rede pública de Angra. No município, há registros de mais de 100 pessoas com diagnóstico de síndrome de Down.
Os atendimentos serão realizados em formato de circuito, com passagem por diferentes salas e equipes especializadas. O percurso começará com uma orientação médica sobre a rotina de cuidados, incluindo solicitação de exames e indicações para serviços de referência, conforme necessidade clínica.
Na sequência, os participantes receberão orientação odontológica, sobre prevenção em saúde bucal, e com a possibilidade de agendamento de tratamento nas unidades de referência. Também será feita avaliação nutricional individualizada, com encaminhamento, quando indicado, para seguimento contínuo nas unidades da Estratégia Saúde da Família.
Outro ponto importante da ação será a avaliação pela equipe da e-Multi, formada por profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social e psicologia. A enfermagem também fará parte do mutirão, com foco na verificação da situação vacinal dos pacientes. Caso haja necessidade, as vacinas poderão ser aplicadas no próprio local, garantindo a atualização do calendário.
Os participantes também serão convidados a integrar um Projeto de Pesquisa sobre síndrome de Down, realizado em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), ampliando a produção de conhecimento e a qualificação da assistência oferecida.
Enquanto aguardam o atendimento, os usuários e seus acompanhantes poderão participar de atividades educativas na sala de espera, voltadas à promoção da saúde e ao esclarecimento de dúvidas sobre os direitos e cuidados específicos para pessoas com síndrome de Down.