Angra entrega quatro novas salas climatizadas no CEMEI Jovino Rodrigues, no Belém
A unidade passa a contar com 13 salas climatizadas, com capacidade para até 525 alunos e elimina a lista de espera da educação infantil no bairro
Mais vagas, mais estrutura e mais oportunidades para a primeira infância. Nesta segunda-feira, 15 de dezembro, a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN), inaugurou quatro novas salas de aula totalmente climatizadas no CEMEI Jovino Rodrigues, no bairro Belém, ampliando em 160 o número de vagas e passando a atender até 525 alunos.
Com a entrega, o CEMEI passa a contar com 13 salas de aula e 26 turmas. Os novos espaços foram planejados para promover o desenvolvimento e a integração das crianças, com climatização, smart TVs, brinquedos de montar, instrumentos musicais e ambientes adaptados às diferentes faixas etárias, de 1 a 5 anos.
— Hoje entregamos quatro novas salas no CEMEI Jovino Rodrigues, no Belém, com capacidade para que mais 160 crianças estudem nessa unidade escolar. Esse é mais um passo importante rumo à universalização da educação infantil em Angra, garantindo oportunidades desde os primeiros anos de vida — afirmou o prefeito Cláudio Ferreti.
Para as famílias, a ampliação representa mais acesso e tranquilidade no dia a dia.
— Essa é uma conquista enorme para o bairro. Agora mais famílias terão vagas para seus filhos, o que faz toda a diferença para quem precisa trabalhar. Como mãe, fico muito feliz com tudo o que está sendo oferecido para as nossas crianças — comentou Naiara Narciso, mãe do aluno Tarcísio Rodrigues, de 3 anos.
A unidade conta com 40 profissionais, entre professores, berçaristas, auxiliares de recreação e de berçário, monitores de educação especial, merendeiras e zeladores, além de profissionais das equipes de direção, coordenação e administração.
— Estamos muito felizes com a ampliação do CEMEI Jovino. Em 2026, passaremos a atender até 525 crianças, eliminando totalmente a lista de espera. Além do espaço físico, recebemos materiais pedagógicos de qualidade, com inovação e tecnologia, o que representa um grande ganho para toda a comunidade — destacou a diretora da unidade, Raquel Moreira.
A unidade conta com estrutura completa, composta por refeitório, secretaria, salas de direção e de professores, copa, cozinha, despensa e banheiros, além de um ambiente de desenvolvimento e integração (parquinho) equipado com brinquedos impermeáveis em acrílico.
— Nosso objetivo é claro: nenhuma criança fora da escola. Mesmo no fim do ano letivo, seguimos entregando investimentos. As quatro novas salas universalizam o atendimento da educação infantil na região — ressaltou o secretário de Educação, Paulo Fortunato.
A cerimônia de entrega dos novos espaços contou com a presença do prefeito Cláudio Ferreti, do vice-prefeito Rubinho Metalúrgico, do secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato, além de pais de alunos, crianças e servidores públicos.