TurisAngra conhece serviço da guarda marítima de Cabo Frio

Simpósio debateu papel da vigilância náutica para o desenvolvimento do turismo. Modelo de Cabo Frio seria excelente para Angra, avalia a fundação

25 de novembro de 2015
A Fundação Municipal de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) participou na última semana do primeiro Simpósio Nacional das Guardas Marítimas, realizado em Cabo Frio, município da Região dos Lagos. O evento serviu para debater o papel que as guardas marítimas municipais podem exercer no desenvolvimento do turismo Náutico, na preservação do meio ambiente e na contribuição da segurança marítima nas áreas próximas às praias. Cabo Frio possui seu próprio destacamento de vigilância no mar e a experiência deles pode ser muito útil nos debates de ordenamento do turismo náutico em Angra dos Reis, como avalia o presidente da TurisAngra, o Klauber Valente.

— Viemos aqui observar como está sendo feito o ordenamento do turismo náutico nas cidades turísticas que implantaram as guardas marítimas municipais. Foi possível trocar experiências e colher dados importantes que vão nos auxiliar no desenvolvimento da nossa prática cotidiana e nos nossos projetos. Ter uma guarda marítima municipal em Angra não seria um capricho, nem desperdício, mas uma forma de impor mais controle e restrições na atividade náutica de turismo na cidade — disse Valente.

No decorrer do evento, profissionais de guardas marítimas municipais de todo o país e empresas que atuam no mercado de salvatagem, sinalização náutica e equipamentos para navegação puderam trocar experiências para o aperfeiçoamento da gestão interna das instituições. Entre os palestrantes do evento estavam o comandante-geral da Polícia Marítima de Portugal, o vice-almirante da Marinha portuguesa Silva Ribeiro, e o capitão-de-mar-e-guerra da Marinha de Portugal, o subdiretor do Instituto de Socorro aos Náufragos (ISN), Nuno Galhardo Leitão, que falaram sobre a importância das guardas marítimas municipais para o ordenamento do fluxo de embarcações.

Também participaram do evento o diretor de Operações da TurisRio, Sérgio Mello; o secretário de turismo de Cabo Frio, Dirlei Pereira; e os gerentes de Projetos e Operações da TurisAngra, Amanda Hadama e Thiago Rabha.

PRESIDENTE DA TURISANGRA VISITOU SERVIÇOS OFERECIDOS AOS TURISTAS

Durante a viagem a Cabo Frio, o presidente e os gerentes da TurisAngra também realizaram visitas técnicas ao estacionamento municipal de ônibus de turismo e à estação utilizada para embarque e desembarque dos turistas que fazem passeios náuticos. A comitiva angrense foi acompanhada pelo secretário de Turismo de Cabo Frio, Dirlei Pereira, e pelo presidente da Associação das Empresas de Turismo Náutico de Cabo Frio (Aeturnaut), Emerson Paiva. A TurisAngra tem interesse na cobrança de taxas de utilização das estruturas náuticas oferecidas aos turistas, em especial os piers e estações de embarque.

— Essa troca de experiências entre os municípios é muito importante para o desenvolvimento de projetos e políticas acertadas. No que diz respeito ao turismo náutico, temos muitas situações em comum com Cabo Frio, só que em uma escala muito maior. Conhecer o modo de gestão da estação de turismo náutico de Cabo Frio, que é feito pela associação de empresas, e a forma como cobram a taxa de embarque, serviu para nos mostrar perspectivas que podem ser adaptadas a Angra, em prol da própria atividade — disse Valente.