Educação realiza Encontro de Alunos Leitores

Alunos que mais se destacaram foram premiados com livros e certificados

25 de novembro de 2013
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, e com apoio das editoras FTD e Ibep, realizou na quinta-feira, 21, o Encontro de Alunos Leitores. O objetivo foi valorizar e premiar os alunos que mais se destacaram na leitura ao longo do ano nas escolas da rede municipal.

O evento foi conduzido pela coordenadora das bibliotecas, Maria Sebastiana Marques, e contou com as presenças da subsecretária de Ciência e Tecnologia, Leila Kesseler, da gerente de Educação Comunitária, Karine Guimarães, e demais profissionais de educação. A escritora Eunice Sertã, autora do livro "O perigo na Ilha", cuja história se passa em Angra, também foi prestigiar o encontro de alunos.

Segundo a Gerência de Educação Comunitária, o encontro é a culminância de todo trabalho de incentivo à leitura e empréstimo de livros de literatura infantil e juvenil realizados nas bibliotecas escolares.

A E.M. Frei Bernardo, do Parque Mambucaba, fez uma apresentação que cativou os presentes. Os alunos do primeiro ano apresentaram o projeto "Poesia ao pé do ouvido", em que os alunos contaram, através de um canudo, poesias no ouvido de cada um dos presentes.

Logo após teve a apresentação cultural "A terra dos meninos pelados", uma adaptação da obra de Graciliano Ramos, cuja peça foi apresentada na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano. Depois os alunos da E.M. Frei Bernardo fizeram a apresentação da música "Diversidade", do cantor e compositor Lenine.

A escritora Eunice Sertã falou da importância desse projeto na vida dos alunos e do incentivo à leitura.

- Agradeço por ter participado desse momento. Tudo que incentiva a leitura e a educação tem o meu apoio. Parabenizo todas as crianças e os colaboradores desse projeto maravilhoso que vem sendo realizado nas escolas públicas. Espero que sigam sempre por esse caminho - elogia a escritora.

Os alunos das 38 escolas que participaram do projeto e que mais se destacaram foram agraciados com certificados e livros.

A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Leila Kesseller, falou da importância da leitura na vida dos alunos.

- É muito prazeroso premiar com livros os alunos que mais leram nas escolas. Esse projeto é uma forma de estimular a cultura, as crianças e os profissionais de educação. Com isso, vamos fazendo com que eles percebam o mundo que se abre com a leitura. Participar desse momento é muito especial. Adoro ler e ainda guardo na memória a primeira poesia que decorei: "A estrela", de Manoel Bandeira - disse Leila.