Semana contra o tabaco ocorre até sexta

Quinta-feira, na Praça Codrato de Vilhena, ocorrerá atividade de combate ao uso indiscriminado do cigarro.

25 de maio de 2015
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, continua até sexta-feira, 29, com a Semana Contra o Tabagismo. A abertura ocorreu na sexta, 22, no Teatro Municipal, quando foi realizado um encontro, com alunos do Colégio Estadual Nazira Salomão e sociedade civil, e os malefícios da prática do fumo foram detalhados pelo médico Alexandre Novaes e Coordenação de Saúde Bucal.

Em paralelo ao encontro no teatro, uma exposição foi aberta no interior do Hospital Geral da Japuíba, mostrando os malefícios do fumo. Na quinta-feira, 28, de 9 às 16h, na Praça Codrato de Vilhena, no Centro, será realizada uma ação que contará com exames bucais, aferição de pressão arterial, orientações sobre os riscos de fumar, além da apresentação do programa antitabagismo oferecido gratuitamente pela Secretaria. Fechando a programação, no dia 29, às 14h, uma palestra será oferecida na Associação de Moradores do Marinas. As atividades são alusivas ao Dia Mundial Contra o Tabaco, celebrado no dia 31 de maio.

- Nossa missão é levar à população informações sobre o tratamento que oferecemos de forma gratuita na rede pública de saúde. No ano passado, foram atendidas 302 pessoas. Cento e vinte delas pararam de fumar já no quarto encontro dos grupos do Programa de Controle ao Tabagismo, que fazem parte do Departamento de Ações Programáticas (DAP). O trabalho do programa consiste em levar qualidade de vida ao cidadão e fazer com que ele abandone este hábito que é maléfico à saúde. Oferecemos medicamentos que contribuem para isso, tais como adesivos, bupropriona e goma de mascar. É importante salientar que cada um deve continuar o tratamento, pois ele só terá eficácia se for levado até o final - explica Vanderléia Rodrigues, coordenadora do Programa Antitabagismo da Secretaria de Saúde.

Programa Antitabagismo em Angra Dos Reis

O programa de antitabagismo em Angra dos Reis foi pactuado no município por orientação do Ministério da Saúde. O tabagismo é conhecido como uma doença crônica, por isso todos os cuidados do tratamento das pessoas fumantes são realizados por meio da rede de atenção à saúde, com a parceria da Coordenação Nacional e do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Além dos encontros, que são realizados em 26 Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município e no Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Centro, os profissionais da Secretaria de Saúde participam de eventos organizados pela sociedade civil, em que são expostos os malefícios da prática do tabagismo.

Para mais informações sobre o programa, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone (24) 3368-7338 ou na unidade de saúde mais próxima de sua residência.