Festa do Divino de Angra dos Reis!

Procissão no domingo e danças folclóricas nas noites do fim de semana, na Praça Zumbi dos Palmares

25 de maio de 2012


A secular Festa do Divino de Angra dos Reis, criada no século XVIII, é uma das mais bonitas da região e  está  movimentando  e enchendo de alegria o Centro da cidade. No fim de semana, passeatas  e  procissão nas ruas, seguidas pela apresentação das danças folclóricas da festa: Coquinhos, Jardineiras, Lanceiros, Velhos e Marujos, na Praça Zumbi dos Palmares, serão assistidas por uma grande multidão.
 A parte religiosa da festa começou no dia 18 e a cultural, nesta sexta-feira, dia 25,  e vai terminar no final da noite de domingo, na Praça Zumbi dos Palmares, no Centro , ao lado do Mercado do Peixe e da Casa Larangeira.
 O menino Imperador Guilherme Gullo do Amaral e seu séquito chegaram de barco  na manhã desta sexta-feira, 25, à  Estação Santa Luzia,  e foram recepcionados, durante a manhã, no Cais de Santa Luzia pelo prefeito Tuca Jordão, pároco Frei Fernando;  presidente da Cultuar, Stella Salomão;  autoridades, componentes das danças folclóricas  e pela população.
 Em seguida,  a comitiva do Imperador desfilou pelas ruas da cidade ao som da Banda Jardim Sarmento, dois grupos de folia do Divino da cidade,  e as figuras folclóricas da Burrinha, Vaca Malhada e o Bate-moleque, representados por Glauter Barros e o filho Mateus, e Gustavo.
 Para cumprir a tradição, o Menino Imperador  e sua comitiva pararam em frente à delegacia para, simbolicamente,  soltar um preso, que foi representado pelo ator Bruno Marques, e seguiram pelo Centro, subindo a Rua da Conceição, e se dirigiram  para o almoço comunitário, no convento do Carmo,  oferecido pela  prefeitura, através da Cultuar e feito pelas representantes das comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
 Durante a noite, às 19h30, na igreja Matriz, haverá a missa de coroação do Menino Imperador e depois,  a comitiva seguirá em passeata até o Império, armado na Praça Zumbi dos Palmares,  para assistir aos grupos de danças folclóricas da festa. A grande procissão do Divino sairá da igreja Matriz às 17h.

#br#


Histórico da festa
Segundo dados históricos oficiais, a festa é de origem portuguesa , do século XIV, realizada pela primeira vez pela rainha Isabel, em Alenquer, para simbolizar a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus, conforme dados bíblicos. A festa era comemorada com grandes banquetes para o povo e foi trazida para o Brasil, onde acontece em todas as regiões. Em Angra, segundo os dados históricos , vem sendo realizada desde o século XVIII , com manifestações portuguesas e africanas bem presentes em toda  a sua evolução.
Aqui a festa teve seu apogeu no século XVIII e foi realizada frequentemente com bastante brilho. Segundo registros, na década de 1940 ela foi perdendo força e passou a ser realizada espaçadamente no município. Foi resgatada na década de 1980  pelo então prefeito João Luiz Gibrail Rocha e até hoje vem sendo realizada com beleza. O desafio de todos que organizam a festa é fazer, a cada ano que passa, com que mais comunidades passem a se envolver  com os festejos.

#br#


Programação
 
DE 18 A 27 DE MAIO DE 2012  

#br#

Dia 18  de maio – abertura da novena
19:30h – na Igreja Matriz – Missa
Entregue das bandeiras do Divino às comunidades da Paróquia

#br#


Dia 19 – Sábado
19:30h – Novena nas comunidades
19:30h – Missa na  Igreja do Carmo

#br#


Dia 20 – Domingo
6:30 – Missa na Matriz
09h – Missa na Matriz
18h – Missa na Igreja do Carmo
19:30h – Novena nas comunidades
20h – Missa no Convento do Carmo

#br#

Dia 21 – Segunda-feira
19:30h – Missa da Esperança na Igreja do Carmo
19:30h – Novena nas comunidades

#br#


Dia 22 – Terça-feira
7:30h – Celebração na Igreja de Santa Luzia
12h – Missa na Matriz
16h – Missa no Hospital
19:30h – Novena nas comunidades
Não haverá louvor da RCC

#br#


Dia 23 – Quarta-feira
7:30h – Missa na Igreja do Carmo
14h - Terço e Novena Perpétua na Igreja Matriz 
19:30 – Novena nas comunidades

#br#

Dia 24 – Quinta-feira
15:30h – Missa no Asilo
19:30h – Missa da Esperança na Igreja do Carmo
17:30h – Novena nas comunidades

#br#

Dia 25 – Sexta-feira
06h – Alvora festiva
06:30h – Café na Casa do Imperador do Divino
09h – Passeata do Bate-moleque, burrinha e Vaca Malhada
10h – Chegada do Menino Imperador ao Cais Estação Santa Luzia, seguida de passeata com grupos Folclóricos, Folia do Divino, Banda de Música e o povo em geral.
12h – Almoço no convento do Carmo
19:30h – Missa na igreja Matriz e coroação do Imperador
21h – Cortejo do Imperador para o Império, seguido das danças folclóricas, Coquinhos, Jardineiras, Lanceiros, Velhos e Marujos -  Praça Zumbi dos Palmares, ao lado do Mercado do Peixe.

#br#

Dia 26 – Sábado
10h – Celebração e encontro com as crianças da Catequese na igreja Matriz.
19:30h – Missa na igreja Matriz e encerramento da novena
21h – Cortejo do Imperador para o Império, seguido das danças folclóricas, Coquinhos, Jardineiras, Lanceiros, Velhos e Marujos -  Praça Zumbi dos Palmares, ao lado do Mercado do Peixe.

#br#

DIA 27 – DOMINGO – DIA DA FESTA
DOMINGO DE PENTECOSTES

#br#

5:30 – Amanhecer no Espirito Santo na igreja Matriz, com as comunidades, Missa e café comunitário.
06h – Alvorada festiva
09h – Cortejo do Menino Imperador para a igreja Matriz
10h – MISSA FESTIVA NA IGREJA MATRIZ
17H – Procissão com as imagens de Nossa Senhora do Rosário e do Divino Espírito  Santo; logo após,  troca da coroa do Imperador.
19h – Cortejo do Imperador para o Império, seguido das danças folclóricas, Coquinhos, Jardineiras, Lanceiros, Velhos e Marujos -  Praça Zumbi dos Palmares, ao lado do Mercado do Peixe.
23h – Encerramento das festividades com a queima do quadro “Glória.”

#br#


Imperador : Guilherme Gullo da Fonseca
Mordomo: Vitor Paulino Ferreira
Guarda-estoque: Thales de Carvalho Mendes
Vassalos : Jardel Seabra Bernardo, Gabriel Seabra Bernardo, Thomas de Carvalho Mendes, Bruno Moura dos Santos
Anjos : Bianca Oliveira dos Santos.
            Maria Júlia Valeriano e
            Ana Clara Reis da Silva
Comandante da Barquinha : Gabriel Fonseca do Amaral