Aniversário do Centro Cultural Theophilo Massad
Festejos continuam até domingo

As comemorações de 12 anos do Centro Cultural Theophilo Massad, um dos mais importantes espaços culturais de Angra, começou ontem, 24, a partir das 19h, e vão se estender até a noite de domingo, com música de extrema qualidade, lançamento de livro e palestra sobre fotografia. Todos os artistas estão convidados.
A festa começou em grande estilo com os dois corais mantidos pela prefeitura, através da Fundação Cultural de Angra (Cultuar): o Coral da Cidade, que já completou 42 anos de fundação, e o Coral Infantil, de 20 anos de fundação, ambos regidos pelo maestro Moacir Saraiva, dando um grande show.
Com repertórios repletos de música popular brasileira, música africana e música clássica, os corais encantaram e emocionaram o público que encheu os salões de exposição do Centro Cultural para assisti-los e para cantar o parabéns para o espaço cultural, que foi fruto de reivindicação do movimento popular através do projeto “Teatro já no galpão da Ovar”.
Presentes na abertura do evento estavam a presidente da Cultuar,Stella Salomão, acompanhada pelo diretor cultural Narciso Gonçalo; o presidente do Ateneu Angrense de Letras e Artes , Érico da Fonseca; a responsável pela administração do Centro Cultural, Conceição Brasil; o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Mauro Nask; e diversos artistas da cidade.
Em volta da mesa do bolo de aniversário, junto com as autoridades, estavam as crianças do Coral Infanto-juvenil, que puxaram o parabéns para você: Maria Eduarda, Amaro, Ana Luíza, Ana Clara, Anaiê, Gláucia, Bia e Hugo. A cantora mirim Gláucia, 8 anos, moradora da Japuíba, se destacou do grupo a solicitar feliz, em voz bem alta, que todos dessem um viva para o teatro. “Para o teatro, nada? Tudo? Como é que é? É big, é big, é hora, é hora.... .Viva o teatro!” Teatro é a forma carinhosa de como o Centro Cultural é chamado pela maioria dos artistas da cidade.
A presidente da Cultuar, Stella Salomão, explicou para os presentes que brevemente vai entregar oficialmente o Centro Cultural totalmente reformado, “novinho em folha” para os artistas, com toda a parte de obras físicas nos três andares prontas. O mobiliário novo já foi entregue para todos os cômodos e já estão instalando o equipamento de refrigeração central.
Ela afirmou que entende as reivindicações dos artistas para que o Centro Cultural volte a funcionar plenamente, porque é o espaço de trabalho deles. “Entendemos que as reivindicações. de vocês artistas, são justas e estamos trabalhando da melhor maneira possível para atender a todos vocês”, explicou Stella.
No início de maio, a Cultuar reabriu os salões de exposições do espaço, que está abrigando uma bela exposição de 12 artistas plásticos de Angra, que pode ser visitada por todos até o dia 31 de maio.
A festa de aniversário continua até o dia 26, com exposição de artistas plásticos, palestras da Afocar, lançamento de livro e apresentação musical com Adrén Alves (voz), Marília Selvati (piano e Antônio Cabelo (percurssão).
Programação de aniversário
Dia 24
19h- Apresentação do Coral Infanto-juvenil, sob a regência de Moacir Saraiva
19h30- Apresentação Coral da Cidade sob a regência de Moacir Saraiva
20h- Parabéns seguido de corte de bolo de aniversário
Dia 25
19h- Bate-papo com a Afocar e palestra com Francisco Pinto e Márcia Shal.
Dia 26
18h- Lançamento do livro “De ponta a cabeça”, de Dilo Guasque e Roberto de Carvalho.19h- Encerramento e premiação do 27º Concurso de Poesias Brasil dos Reis.
20h- Apresentação musical com Adrén Alves (voz), Marília Selvati (piano) e Antônio Cabelo (percurssão).