Prefeitura combate ocupação ilegal em Mambucaba

Segunda etapa foi realizada na Pedreira, Sertão de Mambucaba e Itapicu

24 de outubro de 2014
Com apoio das polícias Militar e Federal, a Prefeitura de Angra dos Reis realizou nesta quinta-feira, 23, mais uma etapa da operação de combate à ocupação ilegal de terrenos particulares e públicos na região do Parque Mambucaba. Desta vez a ação esteve concentrada nas localidades conhecidas como Pedreira, Sertão e Itapicu.

A ação ocorre após denúncias de moradores e é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Angra (GGIM), organismo que integra os órgãos de segurança atuantes na esfera municipal. Nesta segunda etapa, foram efetuadas a remoção de demarcações de terreno nas localidades da Pedreira e Sertão de Mambucaba. A última já havia sido vistoriada. No local foram apreendidos facões e materiais utilizados para cercar os lotes, que estão localizados dentro da área do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Na região Itapicu, onde na quarta-feira, 21, 140 barracos e moradias improvisadas haviam sido removidos, outras barracas foram erguidas e novamente levadas ao chão. A ocupação neste local é proibida por vários itens da legislação ambiental municipal e federal.

A ação envolveu policiais militares e agentes da Polícia Federal, além de funcionários da Subsecretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Angra e da empresa de abastecimento de energia.

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio do GGIM, continuará com operações regulares para coibir a ocupação ilegal e desordenada do solo do município. Ações que visam garantir o ordenamento urbanístico e a segurança das pessoas que ocupam esses locais, evitando a ocupação de áreas de risco.

SOBRE O TRABALHO DO GGIM

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal é um organismo deliberativo criado pela prefeita Conceição Rabha para a discussão e o enfrentamento dos problemas e desafios da segurança pública no município. O gabinete é um canal de conexão dos órgãos de segurança das três esferas de governo e tem a missão de identificar oportunidades e alternativas de ação para garantir a prevenção e a repressão ao crime e à violência, de maneira efetiva e integrada. Criado em maio deste ano, o GGIM já participou de várias ações de combate à criminalidade, com ajuda da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.