“Dia Mundial sem Carro” discute uso do espaço urbano

Evento, na Japuíba, contou ainda com exposições e apresentações de dança e capoeira

24 de setembro de 2015
A secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano realizou nesta terça-feira, 22, na Japuíba, mais uma etapa do “Dia Mundial sem Carro”. A adesão do município à data, criada em 1997, na França, aconteceu pela primeira vez no ano passado e, na ocasião, as ações se deram no Centro da cidade.
Este ano, para a realização das atividades, parte da Avenida Itaguaí, na Nova Angra, no trecho entre o Centro Comercial Nelsinho e o túnel, foi fechada. A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Ana Nascimento, conta que o objetivo é estimular a reflexão sobre o uso do espaço urbano, priorizando a livre circulação das pessoas.

- A Japuíba é palco de grandes conflitos viários, por isso nós escolhemos o bairro para a realização do evento deste ano. O resultado foi positivo porque causou reflexão nas pessoas, tanto de motoristas quanto de pedestres, ciclistas e dos comerciantes da localidade – frisou.

De acordo com Ana, durante o evento, testes viários alternativos foram feitos, além de pesquisas com a população e um levantamento de percepção com agentes de trânsito. Os resultados vão ser analisados e poderão nortear ações futuras, que visarão o melhor aproveitamento do espaço público.

- Essa é uma tendência mundial. O Brasil tem alguns exemplos nesse sentido, mas ainda é preciso muito planejamento e ações efetivas de conscientização da massa, para podermos alcançar o que se considera como o ideal – observou Ana Nascimento.

A programação do “Dia Mundial sem Carro” na Japuíba contou também com atrações de dança, capoeira, exposição, pintura e serigrafia.