Regularização fundiária chega ao Morada do Areal

Prefeita realiza sonho de 12 anos dos moradores entregando a titularidade de suas casas

24 de agosto de 2015
A prefeita de Angra, Conceição Rabha, acompanhada pelo vice-prefeito, Leandro Silva, e pelo subsecretário de Habitação, Marcelo Oliveira, entregou no último sábado, 22, cerca de 80 escrituras para os moradores do condomínio Morada do Areal, um sonho de 12 anos que está se tornando realidade. A cerimônia foi realizada na Associação de Moradores do bairro e causou comoção na população local.

A entrega das escrituras, tanto no condomínio Morada do Bracuhy, que aconteceu no último dia 12, quanto no Morada do Areal, só foi possível devido a uma força-tarefa montada pela Subsecretaria de Habitação e pela Procuradoria-Geral do Município (PGM), que conferiu os documentos e preparou as escrituras para serem entregues aos legítimos donos das quase 400 residências. Um trabalho legítimo e comprometido que teve início em 2013, por determinação da prefeita Conceição Rabha, que solicitou empenho da Habitação para que os assentamentos mais antigos fossem priorizados dentro da política de regularização fundiária municipal.

O vice-prefeito falou da satisfação de realizar o sonho das famílias, que lutaram pela regulamentação fundiária por mais de 10 anos. A prefeita agradeceu e elogiou o empenho da equipe do subsecretário Marcelo Oliveira e de toda a sua equipe por tornar possível mais esse momento.

- Se estamos aqui hoje, devemos muito ao Marcelo e a toda a sua equipe, que seguiram com firmeza o que determinamos com muito esforço, e também à equipe da Procuradoria-Geral do Município, que desenvolveu um louvável trabalho. Graças a essas equipes estamos aqui hoje consolidando um compromisso que assumimos com a população na época da eleição, que foi entregar as escrituras dessas moradias, porque moradia é direito e agora a casa é de vocês, por direito - comemora a prefeita.

A vereadora Lia afirmou mais uma vez o valor que tem a escritura de uma casa, que simboliza a certidão de nascimento de um lar. O subsecretário de Habitação, Marcelo Oliveira, lembrou da tragédia de 2003 que assolou o município, quando muitas famílias perderam suas moradias.

- Tenho muito orgulho da prefeita Conceição, que disse na época da eleição que, se eleita, daria dignidade a essas famílias, entregando de vez o documento de posse das residências que lhes foram doadas após o desastre. Depois de quase três anos de trabalho, conseguimos realizar mais um sonho e esse é o nosso papel, trabalhar para que a comunidade receba os serviços que a prefeitura tem e dar dignidades aos moradores. A partir de hoje vocês vão poder dizer: ‘Eu sou dono da minha casa!‘ E isso ninguém vai poder tirar de vocês - afirma Marcelo.

A moradora mais antiga do Morada do Areal, dona Herondina Vilela, de 88 anos, não quis perder a oportunidade de receber a escritura de sua casa e participou dessa grande festa junto aos demais moradores.

- Estou muito satisfeita. É uma alegria muito grande. Depois de 12 anos estou recebendo a escritura da minha casa, mas nunca perdi a esperança e graças a Deus hoje ela saiu. É muita emoção saber que agora posso dizer que a casa é minha - comemora dona Herondina.

Também participaram da entrega das escrituras da Morada do Areal o subprefeito da região norte, Aristides Cunha, a secretária de Educação, Jane Aparecida, o subprefeito da Japuíba, Marcos Coelho, o secretário de Obras, Luiz Antônio Rodrigues, o presidente do Saae, Marcos Mafort, além de lideranças comunitárias e população em geral.