Angra sedia 2º Encontro Intersetorial de População Migrante

Evento contou com a participação de diversos municípios do Médio Paraíba

24 de agosto de 2015
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, promoveu na última quinta-feira, 20, na Casa Larangeiras, um encontro intersetorial, com o tema “Serviço de atendimento ao migrante - articulação entre municípios“.

A fim de discutir propostas para o atendimento à população migrante no município de Angra dos Reis, o encontro teve como principais objetivos a formalização de um protocolo de atendimento, a pactuação de um fluxo de migrantes entre os municípios da região do Médio Paraíba e o atendimento à população de rua, suas características e desafios.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Neuza Nardelli, iniciou os trabalhos agradecendo a participação de todos que se comprometeram em contribuir com a discussão.

- Quero ressaltar ainda a importância e a responsabilidade que as políticas públicas possuem de garantir os direitos humanos da população migrante, o atendimento e o respeito à população que vive em situação de rua. Parabenizo a todos pela elevada discussão e espero que consigamos tirar bons encaminhamentos a partir dela - disse Neuza.

Participaram do encontro representantes dos municípios de Barra Mansa, Volta Redonda, Paracambi, Barra do Piraí, Resende, Rio Claro, Vassouras e Itaguaí, além de representantes do asilo São Vicente de Paula (Angra), da Turisangra, do Consultório de Rua e da Vigilância Patrimonial. A equipe da Superintendência de Proteção Social Especial da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos assessorou a discussão e realizou diversas orientações.

A assistente social e assessora técnica da Superintendência Estadual de Proteção Especial, Sílvia Paiva, avaliou como positiva a participação dos municípios nas discussões acerca do tema. Ela destacou que esse foi um complemento do primeiro encontro, que aconteceu no mês de junho, em Volta Redonda. A próxima reunião para dar continuidade a essa temática será no dia 22 de setembro, na cidade de Resende.

- Cada município apresentou a sua realidade e, a partir disso, fizemos hoje um planejamento a respeito, pensando em uma politica pública consistente. Foi um momento muito positivo, de onde tiramos alguns encaminhamentos e tivemos a participação ativa dos representantes dos municípios. Agora, ficaremos na espera de um produto final, que virá um pouco mais para frente, após os demais encontros que teremos para debater sobre a população migrante - explica Sílvia.