Câmara de Turismo Náutico debate regulamentação do setor

Sebrae capacita conselheiros municipais de Turismo visando ordenar a atividade

24 de junho de 2015
O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) realizou na terça-feira, 23, a primeira reunião da Câmara Técnica de Turismo Náutico, na sede do Sicomércio/Angra. No encontro, o consultor do Sebrae, Rafael Andreguetto, apresentou uma oficina com o intuito de ajudar a câmara técnica na formatação do novo decreto municipal para o ordenamento do Turismo Náutico. A oficina foi pautada na criação de um planejamento estratégico da câmara temática e na elaboração de um plano de trabalho.

A câmara técnica foi criada pelo Comtur com o objetivo de unir as diferentes entidades que têm interface com o turismo náutico em Angra dos Reis, visando o desenvolvimento sustentável do setor. Uma das principais atribuições da câmara é acompanhar a implementação do Projeto de Desenvolvimento do Turismo Náutico da Costa Verde, que está sendo desenvolvido pela Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) e pelo Sebrae, que está responsável pela coordenação técnica do projeto.

Para Klauber Valente, presidente da TurisAngra, é preciso que o novo decreto de ordenamento do turismo náutico torne a Fundação de Turismo o órgão responsável pela fiscalização desse tipo de serviço.

- O ordenamento do Turismo Náutico precede uma ação mais ostensiva da Fundação de Turismo na área de fiscalização, em parceria com a Capitania dos Portos. O mar é fundamental para a nossa atividade turística, mas é preciso disciplinar, controlar e regular as atividades para evitar a prestação de serviços precários e danos à imagem da cidade - explica o presidente da TurisAngra, Klauber Valente.

Para Vanessa Cohen, gestora do Projeto de Desenvolvimento do Turismo Náutico pelo Sebrae, a primeira reunião da câmara técnica de turismo náutico é uma conquista importante para o Comtur.

- Esta primeira reunião é marco definitivo para o Conselho de Turismo de Angra. A criação dessa câmara técnica vai dar mais qualidade ao projeto de desenvolvimento sustentável do turismo náutico em toda a região e isso só tem a somar com a qualificação dos serviços turísticos prestados. O Sebrae e a TurisAngra estão trabalhando em conjunto para ajudar os empresários do setor a desenvolver a área, buscando a regulamentação da atividade e a implementação de políticas públicas que promovam sustentabilidade dessa atividade - afirmou Vanessa.

A próxima reunião da Câmara Técnica de Turismo Náutico do Conselho Municipal de Turismo será realizada no mês de julho, em data ainda a ser definida. Já a próxima reunião ordinária do Comtur está marcada para o dia 15 de julho, às 10h, na sede da TurisAngra.