Congresso em Porto Alegre destaca projetos do Meio Ambiente

Especialistas internacionais entusiasmaram-se com propostas urbanísticas da Prefeitura de Angra

23 de outubro de 2015
A secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Angra, Ana Nascimento, participou entre os dias 19 e 22 deste mês, em Porto Alegre, do Congresso Internacional de Espaços Públicos, promovido pela Pontifícia Universidade Católica. Durante o encontro, a secretária teve a oportunidade de apresentar dois artigos sobre projetos do Meio Ambiente, que foram muito bem recebidos pela plateia, formada por especialistas em urbanismo de todo o Brasil e de diversos outros países.

O “Imaginário do Lugar e o Lugar Imaginado” foi um dos trabalhos apresentados em Porto Alegre. Trata das pesquisas realizadas no Centro de Angra sobre como as pessoas enxergam a cidade atualmente e como elas a idealizam. O outro projeto apresentado foi o “Reconstrução do Lugar”, que versa diretamente sobre as intervenções previstas para a região central da cidade, como a estação intermodal e a revitalização das principais vias do Centro da cidade: Coronel Carvalho, Raul Pompeia e Júlio Maria, além do Largo da Matriz.

Segundo Ana Nascimento, a participação no congresso de Porto Alegre colocou os estudos e projetos urbanísticos desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente em destaque no cenário nacional e internacional.

– É fato que nosso direcionamento de política urbana está em consonância com as tendências mundiais atuais – observou a secretária.

A ida ao congresso gerou inúmeros contatos com instituições e agentes internacionais que trabalham com espaços públicos e, também, com consultorias, a respeito das propostas da secretaria de Meio Ambiente sobre intervenção e legislação.

O evento foi importante ainda para nortear a elaboração de um edital que está em preparação, batizado inicialmente de “Programa Ocupa Angra“, que visa disponibilizar recursos para projetos de pessoas física e jurídica para ocupação do espaço público com arte urbana (grafite, esculturas, projeções e prototipagem), mobiliário, oficinas, workshops, parklet, pocketparks, placemaking, dentre outros tipos. Em conjunto com o edital está sendo elaborado também um decreto que estabelece as diretrizes e os procedimentos para obtenção das licenças da prefeitura para essas ocupações.

– Esse congresso me fez perceber que estamos no caminho certo e em consonância com essa vanguarda que está pensando o espaço urbano no mundo – destacou.

Também durante o congresso, a secretária teve acesso a diversas orientações que servirão para dar continuidade ao plano de ação para os morros do Centro. O plano em questão está sendo elaborado no âmbito do Grupo de Trabalho de Áreas de Risco, que vem definindo áreas destinadas a remoções, reassentamentos, intervenções urbanas, equipamentos coletivos e habitações.

– A próxima etapa é a preparação de um encontro internacional com o tema “Áreas de risco e a construção de lugares“, para troca de experiências, e um concurso de projetos urbano-ambientais, no qual iniciamos a articulação, em Porto Alegre, com algumas instituições. A participação no congresso foi realmente proveitosa e já está gerando fluxos de trabalho dentro da nossa secretaria – finalizou Ana Nascimento.