E.M. Nova Perequê sedia a Caravana da Ciência

Mais de 500 alunos participaram do primeiro dia. Em outubro o evento estará no Centro

23 de setembro de 2015
Experimentos e carinhas curiosas marcaram a vinda da Caravana da Ciência, nesta terça-feira, 22, na E.M. Nova Perequê, no Parque Mambucaba. A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia trouxe o evento, com o apoio da Eletronuclear. Alunos das escolas da redondeza puderam participar de experiências e aprender brincando. As atividades, que fazem parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (de 19 a 25 de outubro), cujo o tema é Luz, Ciência e Vida, acontecem até esta sexta-feira, 25. De 13 a 16 de outubro, a caravana estará no Centro. O subsecretário Educação, Welington Pereira da Silva e o subprefeito da Região Sul, Marco Aurélio, prestigiaram o evento.

A Caravana da Ciência é um centro de ciências itinerante que vai às cidades, com estrutura própria, incluindo uma carreta adaptável e tendas infláveis. Os equipamentos, voltados para áreas de física, matemática e biologia, são interativos e voltados para todas as idades. A estrutura também conta com telescópio, para a observação do céu e planetário móvel, que fez sucesso com a garotada. Outro destaque foi o giroscópio (dispositivo preso a um eixo, com várias rodas livres que podem girar para qualquer lado, de acordo com a direção do corpo da pessoa). Para a aula, Eduarda Lima da Escola Áurea Pires da Gama, do Bracuí, o giroscópio a tirou do eixo.

– Foi muito legal participar da caravana, ir no giroscópio foi bem interessante. O bom é que a gente aprende na prática e ainda se diverte – destacou a estudante do 7º ano.

No primeiro dia de evento cerca de 600 alunos participaram das atividades, a expectativa é atender aproximadamente três mil estudantes, das escolas da rede municipal do Bracuí ao Parque Mambucaba. Segundo o subsecretário da pasta, a realização da caravana no 4º Distrito foi estratégica.

– Trazer a caravana para o bairro foi uma forma de descentralizar a informação, para que todos os alunos da rede participem dessas atividades experimentais. Realizando só no Centro não prestigiamos os alunos das periferias do município. Desde o começo do governo temos essa preocupação, de incentivar os alunos e realizar atividades externas, que possam agregar na formação deles – ressaltou Welington Pereira.

A Caravana da Ciência é uma realização da Fundação Centro de Ciência e Educação Superior a Distância Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação.