Capelas mortuárias do Centro são entregues

Construção das capelas mortuárias foi custeada com recursos próprios

23 de fevereiro de 2015
Uma oração e uma bênção especial conduzidas pelo frei Fernando Bezerra marcaram a entrega das obras das novas capelas mortuárias do Centro da cidade. A construção fora iniciada e interrompida em 2012, sendo retomada e concluída pelo atual Governo municipal. A entrega das quatro capelas foi no sábado, dia 21, pela manhã, na área onde ficava o antigo cemitério da Igreja Matriz. A ampliação dos locais para os serviços fúnebres na região central da cidade era uma antiga reivindicação, dado o estado precário do antigo necrotério.

- Essas capelas mortuárias oferecem agora um local mais digno para as famílias que precisem velar seus entes queridos. Era uma obra paralisada, interrompida, que decidimos retomar e concluir por entender a necessidade deste espaço. Agora vamos desativar o antigo necrotério municipal, que será destinado a outro equipamento público, possivelmente na área de lazer ou saúde mesmo - explicou a prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha.

Foram construídas três capelas com 20m x 25m e outra maior. A construção inteira tem 215m². Os banheiros são adaptados para deficientes e o ossário tem 460 gavetas, para as quais foram remanejados os restos mortais que estavam no cemitério da Igreja Matriz. A capela será administrada pela secretaria de Obras.

- Este ato simboliza o compromisso do governo com a população, pois investimos em uma obra que a população já dava como perdida, mas a prefeita Conceição cumpriu o compromisso de empregar o dinheiro público com responsabilidade e junto a sua equipe deu prosseguimento à construção - falou o vice-prefeito Leandro Silva.

Entre as autoridades presentes à rápida cerimônia, estava o vereador Jorge Eduardo Mascote, que é o autor da sugestão para a construção das capelas mortuárias. Para ele, a abertura do novo espaço foi um ato sábio da prefeita Conceição, muito importante para a população.

- Fiz a sugestão dessa obra em 2010 e recebi o aval da Mitra Diocesana de Itaguaí, que entendeu a necessidade da construção. Ficou acordado que a prefeitura seria a responsável pelo custeio da obra e também recadastramento das pessoas cujos restos mortais aqui se encontram. A prefeita acertou em dar continuidade ao projeto e agora poderemos ver a desativação do necrotério, local próximo ao futuro centro de oncologia da cidade - ressaltou o vereador.

Além de Mascote, também acompanharam a entrega das obras, secretários municipais e os vereadores Eduardo Godinho, Claudinho e Carlinhos Santo Antônio.

Após o evento, a prefeita Conceição Rabha e o vice-prefeito Leandro Silva deram uma caminhada pela rua do Comércio e conversaram com a população. O grupo estava acompanhado pelo deputado estadual Waldeck Carneiro, que tomou posse este ano.