Conferência LGBT no sábado

Mais de 30 propostas foram elaboradas e serão apresentadas na etapa estadual, em março de 2016

22 de dezembro de 2015
O último sábado, 19, foi de grandes discussões na Casa Larangeiras, em uma das etapas para a III Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (LGBT) do Rio de Janeiro. Com a presença de importantes personalidades de Angra, municípios vizinhos e governo do estado, todos compartilharam seus saberes e experiências. No final do evento, foram escolhidos os delegados que irão participar da conferência no Rio de Janeiro, de 17 a 21 de março de 2016. O tema adotado é “Por um Rio que enfrente a violência contra LGBT”.

O objetivo do encontro foi definir e identificar estratégias de atuação nas organizações governamentais, a fim de garantir os direitos humanos da cidadania LGBT. As propostas para a III Conferência LGBT foram estabelecidas nas etapas regionais, que aconteceram em Macaé, Nova Friburgo, Volta Redonda, Cabo Frio, Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Angra dos Reis.

O encontro foi dividido em painéis, de âmbito nacional, estadual e regional, grupo de discussão, definição de propostas e eleição da delegação da região. Foram mais de 30 propostas apresentadas, entre elas o pré-vestibular LGBT (integrar o maior número de LGBTs na faculdade pública), a criação da cadeira da Costa Verde LGBT no conselho estadual (dando uma maior representatividade para o interior), a criação da Coordenadoria LGBT Municipal e do Centro de Referência LGBT da Costa Verde.

Os delegados eleitos foram: do governo, Maxwel Lino (Angra) e Maria Cláudia Nogueira (Paraty); da sociedade civil, Roberta Almeida (Angra), Neilton dos Reis (Mangaratiba), Thaís Santana (Angra/UFF).

O evento está sendo organizado pelo Conselho de Direitos da População LGBT do Estado do Rio de Janeiro e pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.

Participaram da regional a representante da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Cris Simões; o coordenador executivo da Conferência LGBT RJ, Gerson Santos; a representante da Secretaria de Promoção Social da Prefeitura de Paraty, Maria Cristina da Silva; Gil Mello, representando o vice-prefeito Leandro Silva; a representante da Secretaria de Educação, Roselea Aparecida; o membro do Movimento de Direitos Humanos e LGBT, Maxwel Lino;a integrante do Grupo de Diversidade Sexual, Roberta Almeida; e o vereador Thimóteo.

Mais informações podem ser obtidas pelo Disque-Cidadania LGBT (0800 0234567) ou pelo e-mail conferencialgbt.rio2015@gmail.com.