Turismo de Angra se prepara para Olimpíadas

Secretaria de Turismo do Rio promove evento sobre oportunidades nos Jogos

22 de outubro de 2015
A Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) segue firme com o objetivo de incluir a cidade no calendário de oportunidades de negócios gerados para o turismo pelos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Nesta semana, a Fundação participou do seminário “Jogos Rio 2016: ações e oportunidades para os municípios”, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur/RJ) e pela Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio). O seminário contou com apresentações dos representantes da Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro (RioTur), do Ministério do Turismo e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, e serviu para apresentar uma noção das possibilidades geradas pelo maior evento esportivo do planeta.

— Estamos desenvolvendo programas e projetos para fomentar o turismo no interior do Estado do Rio. Um exemplo disso é o Rio+3, que estimula moradores da cidade do Rio e turistas que lá estiverem a visitarem os destinos localizados a três horas de distância. Em 2016 teremos verba direcionada para trabalhar a divulgação dos municípios que estiverem organizados — adiantou o secretário de Estado de Turismo do Rio, Nilo Sérgio Félix.

O seminário teve debates abordando alguns assuntos, como as “Oportunidades para o turismo no estado do Rio”, apresentado pela Setur/Turisrio; “A preparação da cidade do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016”, apresentado pelo subsecretário Especial da Riotur, Philipe Campello; e “Rio 2016: visão geral dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos”, apresentado pelo gerente de Experiência do Espectador do Comitê Rio 2016, Hélio Cabral; entre outros temas tratados.

A TurisAngra foi representada por seu assessor de Comunicação, Júlio César Vieira, acompanhado pelo secretário de Turismo de Paraty, Wladimir Santander. Também participaram do encontro os empresários angrenses Cipriano Feitosa (vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo), Fabiano Marques e Ulisses Covas. O evento contou ainda com representantes das secretarias de turismo de Itatiaia, Niterói, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

O presidente da Fundação de Turismo de Angra, Klauber Valente, não foi ao evento em virtude de encontros marcados para tratar de questões da Ilha Grande, mas destacou que Angra dos Reis está “fazendo o dever de casa”, organizando-se junto com o setor privado para ir ao encontro dos turistas que estarão no Rio para os Jogos e atraí-los para a cidade.

— Angra dos Reis, por meio da Fundação de Turismo e de um grupo de empresários interessados, já está se organizando e se preparando para aproveitar as oportunidades de negócios criadas com os Jogos Olímpicos. O seminário comprovou que estamos adiantados nessa preparação de pacotes e roteiros para os turistas, sobretudo estrangeiros, que estarão na cidade do Rio entre julho e setembro de 2016. Largamos na frente dos demais municípios do estado e tenho certeza de que isso fará toda a diferença para que tenhamos êxito nesse processo. Espero que 2016 seja o ano do turismo em Angra dos Reis — disse Klauber Valente.