Secretaria estadual de cultura Ocupa Angra

Caravana do Estado passou um dia no município para discutir políticas culturais com a Prefeita, Presidente da Cultuar, gestores e agentes culturais.

22 de maio de 2015
Na última semana, uma verdadeira caravana da Secretaria Estadual de Cultural (SEC) aportou em Angra. A iniciativa surgiu após um encontro do Presidente da Cultuar, Délcio José Bernardo com a Secretária Estadual, Eva Dóris Rosental. A Caravana apelidada pela própria Secretária de “Ocupa Angra“, é a primeira de uma série que a SEC pretende fazer, sempre buscando estreitar laços e ouvir demandas de artistas e gestores culturais.

Além da Secretária Estadual de Cultura, estiveram presentes: a Coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Luciene de Figueiredo; O Diretor de Pesquisa e Documentação do Inepac, Sérgio Linhares; a Superintendência de Leitura e do Conhecimento, Superintendente: Vera Schroeder; Coordenadora de Artes Cênicas da superintendência de Artes, Sassá Samico; a Coordenadora de Certificação da superintendência da Lei de Incentivo: Talita Rodrigues e o Coordenador de Diversidade Cultural da Superintendência de Cultura e Sociedade, Carlos Cavalcanti.

A primeira parada na cidade foi na sede da Fundação Cultural de Angra. Acompanhado da Prefeita, Conceição Rabha e das duas assessoras diretas, Martha Myrrha (Fomento e Captação de Recursos) e Fernanda Camargo (Comunicação), Délcio Bernardo recebeu a Secretária Estadual de Cultura, Eva Dóris; a subsecretária de Relações Institucionais, Olga Esteves Campista e a Superintendente de Estudos e Pesquisas, responsável pelo Plano Estadual de Cultura, Cleyse Campos, para uma reunião estratégica que teve como foco projetos estruturante e as articulações institucionais necessárias para firmarmos um eficiente programa de financiamento. Neste primeiro encontro, o gestor da cultura municipal também apresentou a estrutura da Fundação e falou de projetos futuros.

Coube à Prefeita, apresentar o projeto de urbanização do Centro da Cidade, que conta com a valorização do Centro Histórico. Outra pauta amplamente debatida foi a ampliação do Centro Cultural Theophilo Massad, e a Secretária Eva Dóris, transmitiu tanto à prefeita quanto ao presidente da Cultuar a vontade do Governador Luís Fernando Pezão, em construir um novo teatro na cidade, promessa antiga do Governo do Estado.

- Quando avisei que viria à Angra, Pezão logo falou do projeto de criação de um novo teatro. Somos entusiastas dessa ideia e nossa proposta é construir um espaço que contemple ainda um Centro de Convenções, área de estacionamento, livraria e restaurantes. Declarou Eva Dóris.

- Estamos com um projeto que visa ampliar o nosso Teatro Municipal. A ideia é que o espaço de plateia dobre e o palco idem. Também prevemos a instalação de um elevador, que dará mais acessibilidade ao espaço e a criação de vagas de estacionamento. Tudo isso numa área que já é da prefeitura - detalhou o presidente da Cultuar, Délcio Bernardo.

Foram apresentados ainda os avanços em relação ao patrimônio histórico, como o início da licitação para restauro do telhado, varandas, e amarração de telhas do Convento São Bernadino de Sena, bem como a parceria com o INEPAC que, em poucos meses, dará início ao processo de inventariação do acervo sacro do município.

- Existe uma necessidade para a realização desse inventário. Já conversamos com o Inepac e agora com o Iphan. A parceria está selada. Estamos apenas cumprindo procedimentos documentais para iniciar, de fato, o inventário do acervo do Museu de Arte sacra - detalhou o gestor da Cultura angrense.

FOMENTO À CULTURA

Fomento à cultura, financiamento e captação de recursos também estiveram na pauta central com a prefeita, que acordaram em fazer uma grande roda de negócios com empresários da região para apresentar os projetos prioritários da cultura, assim como o estímulo ao uso da Lei Municipal de Incentivo.

- Seja bem vinda a nossa cidade Secretária. Queremos a senhora mais vezes aqui. Vamos fazer uma reunião com empresários para apresentar nosso planejamento de investimentos na cultura e a nossa Lei Municipal de Incentivo á Cultura e ao Esporte e apresentar projetos. Vamos pensar em construir projetos estruturantes que valorizem a nossa cultura - Avisou a Prefeita.

RODA DE CONVERSA NA CASA LARANGEIRAS

À tarde uma grande roda de conversa reuniu, na Casa Larangeiras, mais de cem artistas, agentes culturais e gestores para o encontro com a Secretária e toda a sua superintendência. Ao todo mais de 20 entidades foram representadas no encontro. Com os gestores, as pautas permeavam desde a necessidade de editais regionalizados, passando pelo patrimônio histórico, a necessidade de formação na área da cultura e o turismo cultural.

- Estou muito feliz de estar numa reunião tão representativa e de grande importância. Eu vim para saber o que o Estado tem, em termos de edital, financiamento e fomento para a minha área. Sou Babalorixá e represento aqui a Umucar (União Municipal de Umbandistas e Candomblecistas de Angra dos Reis) - declarou o candomblecista Michel dos Santos Maciel, que ainda agradeceu à Cultuar pela sua presença e participação nas diversas manifestações culturais da cidade.

O presidente da Cultuar, Délcio Bernardo, destacou que a visita é um marco nesse início de ano.

- A Cultuar está irmanada nesta caravana como se estivesse recebendo um abraço. Agradeço a todos que estiveram conosco e, principalmente, agradeço à secretária Eva Dóris por ter entendido a necessidade de Angra sediar esse encontro. Sem dúvida esse não será o último. Vamos construir uma agenda positiva de parceria com o Estado e caminhar juntos - Declarou Délcio Bernardo.

O dia terminou com uma visita técnica ao Centro Cultural Theophilo Massad para que toda a equipe do Estado conhecesse a área onde se estuda a ampliação do Teatro. Após conhecer todo o local, a secretária e sua equipe despediram-se de Angra, levando na bagagem o entusiamo de uma das cidades mais antiga do país, que segue trabalhando sedenta por uma política cultural de estado e não de governo.