Conselho Municipal de Turismo realiza reunião ordinária

No encontro o Sebrae apresentou o projeto que resultará no decreto para regulamentação o turismo náutico.

22 de maio de 2015
O Conselho Municipal de Turismo - ComTur realizou na quarta-feira, 20, a sua reunião ordinária do mês de maio. Na pauta estavam um informe sobre ações realizadas pela TurisAngra no período abril/maio, a apresentação do hotsite do Comtur, a discussão das normas do Conselho de Turismo e a avaliação da reunião do GT Ilha Grande.

A reunião foi iniciada com uma apresentação de Vanessa Cohen e Rafael Andreguetto, representantes do Sebrae, sobre o projeto que está sendo desenvolvido para a elaboração de um decreto que irá regulamentar o turismo náutico do município.

- Uma das pendências do projeto é a redação do decreto, que está sendo tratada em caráter de urgência. Estamos estabelecendo um cronograma de ações, que será divulgado posteriormente de forma detalhada. Devemos concluir e formalizar esse decreto em breve. Também estamos preparando oficinas para auxílio à formação de uma associação e a realização de um workshop para empresários. O trabalho está andando e vai dar bons frutos - disse Vanessa Cohen.

Logo após o presidente da TurisAngra, Klauber Valente, apresentou as ações realizadas nos primeiros 20 dias de maio. Foram realizadas reuniões com o Governo do Estado sobre o Prodetur, com o Detro sobre parceria para operações, com a Technip sobre a realização de eventos, com o GT da Ilha Grande, com a imprensa local, entre outras.

- Uma das determinações da prefeita Conceição Rabha para a atual gestão da TurisAngra é que façamos um trabalho baseado no diálogo e parcerias com órgãos governamentais, empresários e o terceiro setor. Estamos cumprindo essa determinação. Adiantamos os trâmites para que as obras do Prodetur na Ilha Grande aconteçam e tenho a perspectiva de que elas serão licitadas ainda esse ano. Firmamos acordos importantes com o Detro para a fiscalização de ônibus irregulares. Está sendo um início de trabalho bastante produtivo - afirmou Klauber Valente.

Em seguida foi apresentado o hotsite do Conselho no ambiente virtual da Fundação de Turismo, na web. Na página constam as atribuições do conselho, uma listagem com os membros da atual gestão, a lei que criou o Comtur, o regimento interno, o calendário de reuniões até 2016 e as atas das últimas três reuniões.

Em seguida, foi aprovado, por unanimidade, o envio de notificações aos conselheiros que rotineiramente faltam às reuniões, para que eles voltem ao espaço de discussão, com o intuito de agregar valor às deliberações do Comtur. Também foi detalhada a última reunião do Grupo de Trabalho da Ilha Grande, quando foi anunciada a chegada de uma nova embarcação para a CCR Barcas e encaminhada, pelo presidente da TurisAngra, uma reunião entre o GT e o Conselho Municipal de Turismo, para que seja discutido o projeto Ilha Grande Sustentável. Os membros do conselho se mostraram favoráveis à criação desse canal de dialogo com o GT e deliberaram por incluir também na futura discussão o estudo de capacidade de carga da Ilha Grande, que está sendo regulamentado pelo INEA.

- Essa é a terceira reunião do conselho que participo e considero que foi bastante produtiva. Os conselheiros, sem dúvida, têm o objetivo de ajudar a TurisAngra a fomentar a atividade turística em Angra e a nossa gestão vai aproveitar todo esse gás. Não tenho dúvidas de que juntos colheremos bons frutos no futuro - concluiu Klauber Valente.

A próxima reunião ordinária do Comtur será realizada no dia 17 de junho, às 10h, na sede da TurisAngra, que fica na Avenida Júlio Maria, 10 - Sobrado.