Prefeitura entrega escola na Ilha Grande à população

Também foi inaugurado o novo cais de Matariz

21 de dezembro de 2015
O dia ensolarado em Matariz, na Ilha Grande, ficou ainda mais bonito com a festa para a entrega das reformas da Escola Municipal Brasil do Reis e do cais, na última sexta feira, 18. A prefeita Conceição, o vice-prefeito Leandro Silva e secretários foram prestigiar a cerimonia de entrega das obras dos equipamentos públicos. A reforma da escola foi feita por meio da Secretaria de Obras da Prefeitura de Angra e a do cais pela Secretaria municipal de Pesca.

A Escola Brasil do Reis é bem tradicional, com 40 anos de referência. Muitos ilhéus passaram por ela. Inclusive a diretora da instituição, Marilsa de Lima, é ex-aluna da unidade.

– É uma emoção muito grande para mim ver a nossa escola totalmente reformada. Eu participei dessa história e me orgulho da minha formação. Agora temos uma estrutura melhor, com mobiliário novo, salas bem confortáveis e bonitas, tudo para os nossos alunos – exclamou a diretora.

A instituição atende a cerca de 30 alunos e, futuramente, poderá fazer parte do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). A estrutura do prédio ganhou instalações hidráulica e elétrica novas, assim como revestimento nas paredes, reservatório para captação de águas pluviais, muros e grades. O local também recebeu instalação de rede estruturada, incluindo som, telefonia e alarme.

O cais de Matariz foi outra conquista para os moradores, que reivindicavam uma estrutura mais digna. A reforma aconteceu em toda a estrutura de sustentação – o piso de madeira e a saia foram trocados. O cais segue o novo padrão, com a inclusão de dois bancos de madeira, com cinco metros cada. A população recebe um cais mais seguro, melhor e com mais praticidade, para beneficiar moradores e turistas.

Conceição saudou a população, falou sobre a importância dessas reformas e aproveitou para destacar a questão da autorização para a demolição das ruínas da antiga fábrica de sardinhas, logo no começo de onde está instalada a comunidade.

– Fico sempre muito contente em inaugurar ou reformar uma instituição de ensino municipal, pois a educação é a base de uma sociedade. É bom saber que daqui sairão pessoas bem formadas. A escola ficou linda. Estamos implantando esse mesmo padrão em todas as estruturas que estão sendo reformadas ou construídas. Sobre aquelas ruínas que ficam atrapalhando a paisagem da praia, estamos trabalhando para fazer a demolição o mais rápido possível. Todas as autorizações para isso já estão sendo conquistadas – completou a prefeita.

Leandro Silva também falou sobre a importância da escola para os alunos da ilha e da necessidade de um cais adequado funcionando.

– Essa é uma conquista de vocês, a escola é de vocês, não da prefeitura. Precisamos da fiscalização dos cidadãos, para que não só as escolas, mas também todos os bens públicos possam servir ao máximo a população. Angra é um dos destinos mais visitados, a Ilha Grande tem um importante peso para o turismo no município. Um cais seguro, bonito e funcional é o que uma comunidade insular precisa – falou o vice-prefeito.

Participaram do evento, além da prefeita Conceição Rabha e do vice-prefeito Leandro Silva, o secretário de Governo, Robson Marques; a secretária de Educação, Jane Aparecida; o secretário de Obras, Luiz Antônio Dias; o secretário de Pesca, Júlio Magno; o vereador Claudinho; professores das escolas das comunidades vizinhas e a população local.