Balanço do feriado da Proclamação da República

Ocupação da hotelaria do município ficou em 95%

21 de novembro de 2013
Durante o feriado da Proclamação da República (15 de novembro), a Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) trabalhou incansavelmente para atender os milhares de turistas que optaram por curtir o feriadão no município. A equipe trabalhou em ações de informação, receptivo e ordenamento em vários locais.

- Este foi o primeiro feriadão do segundo semestre e uma excelente prévia do que podemos esperar do verão. Nossa equipe trabalhou durante todos estes dias, tanto na parte do receptivo de turistas quanto no ordenamento, que contou com ações no continente e nas ilhas. Além do trabalho de rua, nossa equipe trabalhou nas estações da Vila do Abraão, Santa Luzia e também nos Centros de Informações Turísticas da Praia do Anil e da Rodoviária - detalhou a presidente da TurisAngra, Maria Sílvia Rubio.

FISCALIZAÇÃO EM TERRA E MAR

Durante todo o feriado, a equipe de fiscalização da Prefeitura de Angra, coordenada pela TurisAngra, circulou por diversos pontos do município, conscientizando a população e os turistas sobre a legislação que ordena atividades de turismo e lazer nestas áreas. A ação contou com desdobramentos nas ilhas e no continente.

Na sexta-feira, 15, foram flagrados 31 ônibus turísticos sem autorização para estacionar nas áreas próprias do município. Estes coletivos foram encaminhados para o Centro de Informações Turísticas da Praia do Anil para que as autorizações fossem emitidas. Também foram identificados 18 carros estacionados na areia da praia do Camorim, ocorrência coordenada pela Superintendência de Trânsito, que tomou as medidas cabíveis. Neste dia, também, foram flagrados churrascos nas praias da Biscaia, Basílio e Gruta, além de um banana boat sendo alugado, irregularmente, na praia da Garatucaia.

No sábado, 16, a equipe de fiscalização circulou por diversos pontos do município e identificou quatro ônibus sem autorização e cinco churrascos em áreas públicas, todos na praia do Basílio, na Ponta Leste. Na ocasião, também foram detectados 15 carros na praia do Camorim, sendo que a equipe acionou a Superintendência de Trânsito, para que as devidas providências fossem tomadas. Uma equipe de ordenamento turístico esteve na Praia do Aventureiro, na Ilha Grande, fiscalizando o acesso ao local, restrito por se tratar de uma área de preservação ambiental.

No domingo, 17, a equipe de fiscalização identificou nove ônibus sem autorização do município, além de um grupo promovendo churrasco na Praia das Éguas.

FLUXO INTENSO NO CIT

O Centro de Informações Turísticas da Praia do Anil trabalhou durante todo o feriado, realizando atendimentos às pessoas que buscavam informações sobre hospedagens e serviços legalizados e autorização para acessar áreas como a Praia do Aventureiro.

Entre os dias 11 e 17 de novembro, foram registrados 121 ônibus e vans de turismo cadastradas juntos ao CIT, muitos deles buscaram a regularização após serem abordados pelos fiscais. Além disto, durante o feriado, cerca de 300 pessoas buscaram a pulseira que garante o acesso à Praia do Aventureiro que, por estar em uma área de preservação ambiental, possui restrições de acesso.

Durante todo o feriadão de 15 de novembro, a TurisAngra registrou ocupação hoteleira de aproximadamente 95% nos Corredores Turísticos de Angra dos Reis.

Para o diretor executivo da TurisAngra, Afif Naim, a fiscalização intensa que vem sendo efetivada desde o início do ano tem mostrado resultados.

- Já detectamos que com a maior incidência de fiscalização somada a massificação da informação sobre a existência dos decretos que ordenam nossas áreas públicas, o número de infrações vem diminuindo. Especialmente, por conta da maior conscientização das pessoas que buscam lazer em Angra dos Reis. Para este verão, estamos preparando um material, além de placas informativas e uma força-tarefa para intensificar nosso trabalho, visando garantir que nossas praias e cachoeiras continuem as maravilhas que são - explicou Afif.