Semana de Ciência e Tecnologia é encerrada em Angra

Mais de 2 mil pessoas passaram pela tenda no Centro da cidade

21 de outubro de 2014
Foi um grande sucesso a participação da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu na terça, quinta e sexta-feira (dias 14, 16 e 17).

A semana foi dividida em dois momentos e recebeu cerca de 2 mil visitantes diariamente. No primeiro, foi realizada a Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femuct), na qual 16 escolas da rede municipal ocuparam os estandes e apresentaram os trabalhos realizados nas salas de aula: maquetes sobre funções da água, tratamento de água, vulcões, rochas, montagem de pilha vegetal, projeto horto/comunidade e vários outros trabalhos.

No segundo momento, na quinta, 16, e sexta-feira, 17, aconteceu a Mostra de Ciência e Tecnologia, no Cais de Santa Luzia, com diversas atividades e exposições de empresas e instituições que atuam em Angra usando a ciência como forma de trabalho ou aprendizado, como Brasfels, Centro de Estudos Ambientais da Prefeitura de Angra (CEA), Corpo de Bombeiros, Cederj/UFRJ, Cecierj, Senai e muitos outros.

Embora tivesse uma tenda concentrada no cais de Santa Luzia, no Centro, também foram realizadas atividades em outros pontos da cidade, como Cefet, no Parque Mambucaba, nas Escolas Municipais Prefeito José Luiz Reseck (Frade) e Nova Perequê (Parque Mambucaba), Espaço Eletronuclear, Centro Cultural Theophilo Massad e Casa da Cultura, no Centro.

- A Semana é uma oportunidade que a gente tem de ter contato com a ciência e com as instituições que trabalham com ela. É uma possibilidade que temos de proporcionar aos nossos alunos essas descobertas e mostrar o encantamento que o campo da ciência proporciona, incentivando a curiosidade e a busca do conhecimento. A semana representa tudo isso, crianças envolvidas e querendo aprender física ou química. É tudo muito mágico o que acontece dentro da tenda. Espero que isso possa voltar para a escola e incentivar os professores em suas salas de aula, para que eles trabalhem com a prática, com a experiência e com o cotidiano mais vivo, indo além do livro, do caderno e da caneta - afirma a secretária de Educação, Raquel Benati.

Um dos pontos altos da mostra, foi o planetário inflável, disponibilizado pela Praça da Ciência Itinerante/Fundação Cecierj, por onde passaram mais de mil estudantes das redes públicas e privadas, que tiveram a oportunidade de assistir às sessões de planetário, pequena aula de astronomia e imagens do céu noturno na cúpula. Além do planetário, a Praça da Ciência também levou equipamentos e experimentos de ciência, como geradores de energia (equipamentos de bicicleta e bailarina), looping com bola, cone soprador, diversos equipamentos de energia elétrica e bolha de sabão, que é uma simples brincadeira de criança, mas, segundo a coordenadora da Praça da Ciência, Oneida Enne, tem também um conteúdo científico. As questões mais discutidas na bolha de sabão são a tensão superficial e a equação da luz.

- Trouxe a exposição interativa da Praça da Ciência Itinerante que funciona com o planetário inflável e com os diversos equipamentos e experimentos de ciência. Este trabalho é feito com os professores da Praça da Ciência com a colaboração dos mediadores, monitores e colaboradores. Estamos divulgando ciência, mostrando como ela acontece, explicando os fenômenos de cada equipamento para as crianças, adultos e professores. A intenção é divulgar e popularizar a ciência, tornando-a algo mais próximo da população - explicou Oneida Enne.

Alunos do curso de pedagogia da UERJ/Cederj, apresentaram os trabalhos que eles fazem de adaptação de materiais para os alunos especiais. O gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação, Wellington Pereira, afirmou que este ano o evento teve aumento significativo na participação das escolas e que espera o mesmo sucesso para o próximo ano.

- O evento neste ano foi um verdadeiro sucesso. Tivemos um aumento significativo na participação das escolas na Femuct. A gerência fica muito satisfeita com esse trabalho e principalmente com o retorno que ele leva para dentro das escolas. Já temos a definição da temática para o próximo ano e agora a Secretaria de Educação pretende continuar esse trabalho de divulgação científica nas unidades escolares, estimulando o desenvolvimento de feiras de ciências. Conseguimos viabilizar 13 ônibus para transportar os alunos das escolas municipais. Esperamos que no próximo ano possamos propiciar um evento com tamanha grandiosidade e com grande participação dos alunos. Tenho muito a agradecer aos parceiros, empresas e instituições que contribuíram para que o evento pudesse acontecer - comemora wellington.

O tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para o ano que vem será, “Luz, energia e vida“. Segundo Wellington Pereira, a Secretaria de Educação pretende continuar esse trabalho de divulgação científica nas unidades escolares, para estimular o desenvolvimento de feiras de ciências.

A participação de Angra na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014 contou com o apoio de instituições e empresas da região e do estado, incluindo o Cederj e Praça da Ciência Itinerante/Cecierj, UFF, Cefet, Cnen, Colégio Naval, Eletrobras/Eletronuclear, Keppel Fels S.A. e Senai. O evento também envolve o apoio de diversas secretarias municipais, entre elas a de Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Obras e autarquias, além da Cultuar e Defesa Civil.