Obras de contenção do Morro do Tatu continuam

Equipe trabalha na parte mais alta da localidade

21 de maio de 2012
As obras de contenção que estão sendo realizadas desde janeiro de 2011 no Morro do Tatu, com recursos do governo municipal, continuam sendo efetuadas. As ações consistem em estaqueamento de 13 painéis. Em paralelo, estão sendo construídos tirantes inclinados, para segurar a parede da cortina de segurança. A obra foi orçada em R$ 22 milhões 800 mil, e o tempo previsto para a finalização é de 24 meses.
Atualmente, a parte mais alta da localidade está passando pelo processo de colocação de cortina atirantada – sistema de contenção em muro de concreto não muito espesso, a cargo de tirantes de aço ancorados no talude –, que serve para dar mais resistência à estrutura do morro.
Gerente de Infraestrutura da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos, o engenheiro Marco Antônio de Oliveira falou sobre a fase em que se encontra o serviço de contenção no Morro do Tatu. “É uma parte lenta, mas precisamos fazer esse trecho em cima do morro para poder continuar escavando”, informou o gerente, antes de completar: “Concluindo o estaqueamento dos quatro primeiros painéis, vamos efetuar a terraplenagem e a drenagem do local.”
Duas equipes trabalham no Morro do Tatu. Uma efetua a colocação das estacas-raiz; a outra faz a proteção dos tirantes – peça estrutural composta por um ou mais elementos, que tem por função resistir a esforços, forças ou tensões. Antes de qualquer ação, o bem-estar dos moradores do bairro é prioridade para a Secretaria de Obras. “Primeiro estamos efetuando a segurança das casas, com a colocação das cortinas. A fase de terraplenagem é a próxima”, declarou Marco Antônio.