Defesa Civil firma parceria com radioamadores

Serviço é essencial, principalmente em caso de pane no sistema

21 de janeiro de 2014
A Defesa Civil do município e o Grupo de Radioamadores de Angra dos Reis fecharam uma importante parceria para que o sistema de rádio sirva de suporte à comunicação da Defesa Civil em casos de emergência.

O contato oficial aconteceu depois da aprovação da lei 12.608, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e insere os radioamadores no contexto. Entretanto, o grupo já ajuda a instituição há muitos anos.

- Em 2002, quando não tinha luz no Areal e a Defesa Civil não conseguia comunicação com os funcionários que estavam lá, a ferramenta utilizada foi o rádio - disse o agente operacional Souza Barra, coordenador do rádioamador na Defesa Civil.

A comunicação funciona em uma triangulação. Existe um equipamento na base da secretaria, outro próximo ao local atingido e um terceiro, que funciona como um apoio, próximo aos dois, como aconteceu em 2002.

- Hoje, praticamente em todos os bairros existe um radioamador, com licença para operar, que servirá como apoio se existir algum problema - lembrou o presidente do Grupo de Radioamadores de Angra dos Reis, Sérgio Mendes, que, juntamente com seu coordenador Sérgio Oliveira, mantém contato quase que diário com a Defesa Civil.

O Grupo de Radioamadores de Angra (GRA) é uma instituição sem fins lucrativos e todos os seus participantes possuem licença do governo federal para atuar na área, como uma concessão de rádio, por exemplo. Um grupo exatamente como esse atuou no auxílio à Defesa Civil e Bombeiros na Região Serrana, em Duque de Caxias e Niteroi, recentemente.

- É com muita satisfação que fechamos essa parceria. Para eles, estendemos o tapete vermelho. Doam seus tempos para ajudar o próximo, para ajudar a Defesa Civil. Isso não tem preço - finalizou o secretário Marco Oliveira.