Conselho de Habitação realiza 9ª reunião

Conselheiros falaram sobre o processo de construção das unidades habitacionais da Banqueta

20 de dezembro de 2013
Na quarta-feira, 18, houve a nona reunião ordinária do Conselho Municipal de Habitação de Angra dos Reis. Iniciando a pauta, os conselheiros falaram sobre o processo de construção das unidades do Programa Minha Casa Minha Vida e o acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura e a Superintendência do Patrimônio da União (SPU).

- Na sexta-feira, ocorrerá a licitação para que seja conhecida a empresa responsável pela construção das unidades habitacionais da Banqueta. Neste momento estamos realizando o diagnóstico social, que mapeia os equipamentos públicos existentes na região, para saber a real necessidade de novos investimentos na localidade. Não basta só construir, temos de levar toda a infraestrutura necessária para o local - disse Marcelo Oliveira, subsecretário de Habitação.

Ainda de acordo com Marcelo, o acordo de cooperação técnica permitirá que os moradores da Praia do Anil tenham os seus imóveis regularizados, uma vez que as casas se encontram na área que pertencia a antiga rede ferroviária.

- Em janeiro deste ano, fizemos uma reunião com os moradores locais que são remanescentes da antiga Rede Ferroviária Federal. Muitas famílias são de parentes de ex-funcionários. Elas possuem um documento de compra do imóvel, que é um contrato de gaveta, mas querem regularizar a situação. Para isso, pediram que nós, da Subsecretaria de Habitação, intermediássemos o processo junto à SPU - destacou.

O secretário de Obras, Jefferson Deccache, que preside o Conselho, falou sobre o ano de 2013.

- Passamos por um período de dificuldades, mas mesmo assim não desanimamos e seguimos com nosso trabalho. O município ainda possui um grande déficit habitacional, mas conseguiremos reverter este quadro, pois a prefeita Conceição Rabha realiza um governo de diálogo e que consegue, através de parcerias, trazer benefícios para a cidade - disse Deccache.