Festa do Divino será na praça Zumbi dos Palmares

Festejos começam na sexta e seguem até domingo.

20 de maio de 2015
Angra dos Reis se prepara a Festa do Divino Espírito Santo. Os prédios do governo estão com bandeiras vermelhas e as paróquias já receberam a bandeira do Divino. Estas comunidades também se prepararam com a novena que antecede a festa. Na próxima sexta-feira, 22, às 10h, no deck próximo ao Cais Santa Luzia, bem na direção do Convento do Carmo, o Menino Imperador, Matheus Ricardo Gullo Schwenck Barbosa, chega à Angra, acompanhado do seu séquito. Até domingo, a cidade receberá diversas manifestações religiosas, folclóricas e apresentações.

Na sexta, às 6h, haverá um café da manhã comunitário na Casa do Menino Imperador. Às 10h, autoridades locais, Banda do Colégio Naval e Folias de Reis aguardam a chegada do jovem, que abençoará um preso, fazendo a libertação do detento. Na sequencia, todo o séquito caminhará pela cidade, com as burrinhas, a vaca malhada, o bate-moleque e componentes das danças tradicionais - Coquinhos, Jardineiras, Velhos, Lanceiros e Marujos, todos vestidos a caráter. Às 12h, a sala ao lado do Convento do Carmo receberá sua alteza para o almoço comunitário. Às 19h30, acontece a Missa e a coroação do Menino Imperador na Igreja Matriz. Na sequência, ele seguirá em cortejo para o império, que este ano será na Praça Zumbi dos Palmares.

Ainda na noite de sexta-feira, o Projeto “Divino nas Escolas“, que levou a tradição e a cultura do Divino para escolas públicas municipais, irá mostrar, através de alunos do primeiro seguimento das Escolas Municipais: Profª Manoelina Rodrigues (Morro do Carmo), Maria Hercília Cardoso de Castro (Vila Velha), Adelaide Figueira (Sapinhatuba I) e Antônio José Novaes Jordão (Morro do Peres), as danças folclóricas dos Coquinhos, Jardineiras, Lanceiros e Velhos.

No sábado, a primeira agenda o Menino Imperador é às 9h, na Igreja Matriz, onde haverá um encontro celebrativo com as Crianças da Catequese. Às 19h30, acontece a missa de encerramento da novena. Às 21h, o Menino Imperador e seu séquito segue em cortejo para o Império na Praça Zumbi dos Palmares, onde se apresentarão: a Banda da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) e as danças folclóricas dos Coquinhos, Velhos e Marujos.

Fechando a festa, no domingo, às 5h30, acontece na Igreja Matriz o Amanhecer no Espírito Santo, com a chegada das comunidades, missa e café comunitário. Às 6h acontece a Alvorada. Às 10h a Missa Festiva, seguida de corte bolo e visita ao asilo São Vicente de Paula.

Na parte da tarde, às 16h, é hora de missa seguida de procissão, troca da coroa do menino imperador pelo chapéu na igreja matriz. Às 19h30, já na Praça Zumbi dos Palmares, acontece a Premiação do IX Salão de Pintura, seguida por apresentação das danças folclóricas dos Coquinhos, Jardineiras, Velhos, Lanceiros e Marujos. O grupo de dança Origens Crew, que faz performances de dança urbana irá se apresentar. Às 23h, acontece o encerramento das festividades com a queima do quadro “Glória“ e dos vistosos fogos de artifício.

Casa Larangeiras e Casa de Cultura contam a história da festa nos últimos 30 anos.

A Festa do Divino Espírito Santo, uma das mais tradicionais do calendário cultural de Angra dos Reis, já começa a ocupar os espaços culturais da cidade. Na Casa Larangeiras está aberta a exposição “Festa do Divino - 30 anos“, uma mostra que conta a beleza da parte religiosa e folclórica da festa, que desde o século XVII encanta moradores e turistas que visitam a cidade no mês de maio. A exposição é uma realização da Prefeitura de Angra, por meio da Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar) e fica aberta até 27 de maio. O funcionamento da Casa Larangeiras é de segunda a sexta das 10 às 18h e aos sábados e domingos das 10h às 17h.

São peças de vestuários, indumentárias e objetos que compõe os personagens do Imperador, o séquito, dos grupos de dança, além da vaca malhada, burrinha e bate-moleque. Também fará parte da exposição uma galeria dos quadros classificados no Salão de Pintura da Festa do Divino, realizado desde a década passada.

Já na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, é possível, visitar a exposição do IX Salão de Pintura do Divino. São nove quadros, de artistas angrenses que poderão ser conferidos de segunda a sexta, das 10h às 20h e sábados e domingos das 10h às 18h.

Programação Religiosa e Cultural 2015:

22/05 - Sexta
6h - Alvorada
6h30 - Café na casa do Menino Imperador
9h - Chegada do menino imperador, seguida de passeata e visita a delegacia.
12h - Almoço - Convento do Carmo
19h0 - Missa e coroação do M. Imperador - Matriz, logo após cortejo para o império e apresentações folclóricas.
21h - Cortejo do Menino Imperador para o Império na Praça Zumbi dos Palmares, onde se apresentarão: Projeto “Divino nas Escolas“ com as Escolas Municipais: Profª Manoelina Rodrigues do Morro do Carmo, Maria Hercília Cardoso de Castro, da Vila Velha , Adelaide Figueira, da Sapinhatuba I e Antônio José Novaes Jordão , no Morro do Peres com as danças folclóricas dos Coquinhos, Jardineiras, Lanceiros e velhos.

23/05 - Sábado
9h - Encontro celebrativo com as Crianças da Catequese e menino imperador na Matriz
19h30 - Missa de encerramento da Novena - Matriz - logo após cortejo do menino imperador para o império e apresentações folclóricas.
21h - Cortejo do Menino Imperador para o Império na Praça Zumbi dos Palmares, onde se apresentarão:
- Banda da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras)
- danças folclóricas dos Coquinhos, Velhos e Marujos.

24/05 - Domingo
5h30 - Amanhecer no Espírito Santo
Chegada das comunidades, Missa e café comunitário - Matriz.
6h - Alvorada
9h - Cortejo do Menino Imperador para a Matriz
10h - Missa Festiva - Matriz - logo após corte bolo e visita ao asilo são Vicente de Paulo.
16h - Missa, seguida de procissão, após a procissão, troca da coroa do menino imperador pelo chapéu na igreja matriz.
19h - Cortejo do Menino Imperador para o Império na Praça Zumbi dos Palmares.
19h30 - Premiação do IX Salão de Pintura -
- danças folclóricas dos Coquinhos, Jardineiras, Velhos, Lanceiros e Marujos.
- Grupo de Dança Origens Crew
23h - Encerramento das festividades com a queima do quadro “Glória“ e de vistosos fogos de artifício.

Haverá nas noites de festa, uma quermesse com barraquinhas de comidas típicas.