Saúde capacita profissionais para enfrentar a dengue

Profissionais de saúde preparados para enfrentar a dengue e a chikungunya

19 de dezembro de 2014
Como parte das ações de prevenção à dengue no verão, a Prefeitura de Angra dos Reis realizou nesta quinta e sexta-feira, dias 18 e 19, a capacitação “Manejo clínico da dengue e da febre chikungunya“. O evento, coordenado pela secretaria de Saúde, foi no auditório do Colégio Naval e reuniu médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde. Até então desconhecida nas Américas, a febre chikungunya é originária da Ásia e teve os primeiros casos registrados no Brasil em setembro, nos estados do Amapá, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Roraima. Até o momento, segundo o Ministério da Saúde, 1.293 casos foram registrados.

- A febre chikungunya é transmitida pelo Aedes aegypti e Aedes albopictus. A proposta da Secretaria de Saúde é fornecer informações relativas aos aspectos clínicos das infecções para o diagnóstico diferencial entre a dengue e a febre chikungunya, possibilitando a intervenção médica em tempo oportuno. As dores nas articulações, um dos principais sintomas da doença, podem ser tão fortes que chegam a impedir a movimentação do paciente. Essas dores também permitem diferenciar a chikungunya da dengue, uma vez que, na dengue, as dores são no corpo inteiro - explicou a médica Simone Morais, uma das coordenadoras das ações de orientação.

As medidas de prevenção da chikungunya são as mesmas que as da dengue: combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação dos mosquitos transmissores das doenças. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, dentre outros utensílios.
Como medida de combate ao mosquito transmissor da doença, além da capacitação da rede, a Secretaria de Saúde de Angra dos Reis continua com os trabalhos de prevenção, que incluem visitas domiciliares; palestras nas escolas; Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), que demonstra os principais depósitos da larva dos mosquitos; além das visitas programadas às casas de veraneio, cujos proprietários podem fazer o agendamento para controle da dengue por meio do telefone (24) 3377-7808.

DENGUE
É transmitida pelo mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas começam a se manifestar entre 3 e 14 dias após a picada. Principais sintomas: dor de cabeça, febre, dor atrás dos olhos e dores musculares.

FEBRE CHIKUNGUNYA
É causada por um vírus transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus infectados. Se caracteriza pela aparição súbita de febre, geralmente acompanhada de dores articulares. Ainda não há transmissão da doença no estado do Rio de Janeiro, mas existe a possibilidade de sua chegada, uma vez que o vírus já está instalado no país. Principais sintomas: dores nas articulações, dor de cabeça e febre.