Angra terá Inventário de Oferta Turística

Convênio assinado entre Setur/RJ e UFF vai mapear atrativos turísticos, infraestrutura e o trade dos 23 principais destinos do Estado.

19 de outubro de 2015
O município de Angra dos Reis terá um novo Inventário da Oferta Turística (IOT), um importante instrumento para auxiliar na elaboração de políticas públicas para o turismo. O projeto será coordenado pela secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, com apoio da Fundação de Turismo de Angra (TurisAngra), com recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur/RJ). A pesquisa e todas as etapas do levantamento serão feitas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). O IOT foi oficializado nesta segunda-feira, 19, no auditório do Campus da Praia Vermelha da UFF, em Niterói. Na ocasião, a prefeita Conceição Rabha e o presidente da TurisAngra, Klauber Valente, assinaram um termo de compromisso confirmando a participação do município no IOT e autorizando a realização das pesquisas.

Também serão contempladas as cidades de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Barra do Piraí, Cabo Frio, Cachoeira de Macacu, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Itatiaia, Mangaratiba, Niterói, Nova Friburgo, Paraty, Petrópolis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia, Teresópolis, Valença e Vassouras.

O Inventário da Oferta Turística mapeará atrativos turísticos, infraestrutura, equipamentos, serviços e cadeia produtiva dos destinos, por meio de uma ampla pesquisa de campo. O desenvolvimento das atividades do IOT poderá ser acompanhado através do site www.inventarioturistico.uff.br e pelas redes sociais (Instagram, Flickr e Facebook).

Segundo o presidente da TurisAngra, Klauber Valente, o relatório final do IOT, que deve ser concluído no primeiro semestre do ano que vem, norteará o planejamento das ações futuras da TurisAngra e contribuirá no desenvolvimento de políticas públicas para o setor.

- O Inventário da Oferta Turística é de fundamental importância para municípios que buscam desenvolver o turismo sustentável. Com ele Angra poderá planejar os investimentos e criar políticas amplas e eficientes, que fortaleçam o setor e fomentem o desenvolvimento econômico da atividade no município. Vamos contribuir com a Setur/RJ e com a UFF para que a pesquisa seja realizada da melhor maneira possível e que tenhamos de fato um mapeamento que mostre a real situação do turismo em Angra dos Reis – garantiu Klauber Valente.

A prefeita Conceição Rabha, que foi convidada pelo secretário de Estado de Turismo, Nilo Sérgio Félix, para compor a mesa da solenidade, afirmou que o OIT atende à uma solicitação antiga dos prefeitos das cidades turísticas.

- Essa ação da Setur é de extrema importância para o desenvolvimento da atividade turística no interior do Rio de Janeiro. É com imensa satisfação e alegria que assinamos esse termo de compromisso com a Setur e a UFF. Todos os prefeitos dessas 23 cidades aguardavam há anos, do Governo do Estado, iniciativas como esta e já estamos com a expectativa de termos em mãos o resultado desse inventário – disse Conceição Rabha.

Licitado pela Secretaria Estadual de Turismo, o trabalho será desenvolvido por professores e estudantes da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF). O IOT-RJ contará com a participação de mais de 100 profissionais e apresentará o resultado final no prazo estabelecido de 10 meses. Em Angra o trabalho será iniciado imediatamente e a pesquisa de campo será realizada em janeiro/2016.

Também participaram do encontro Paulo Senise, presidente da TurisRio; Wladimir Santander, secretário de Turismo de Paraty; a professora e doutora Marta de Luca, representante do Reitor da UFF; Roberta Dias, secretária de Turismo de Itatiaia e presidente do Fórum de Secretários de Turismo do Estado do Rio de Janeiro; os secretários de Turismo dos municípios que integram o projeto; a equipe de coordenação do IOT-RJ; além de órgãos ligados ao setor e representantes do trade.