Escola da rede realiza Mostra Tecendo Saberes

Encontro tem objetivo de promover trocas de experiências das práticas pedagógicas.

19 de maio de 2015
A Prefeitura de Angra, por meio da Escola Municipal Francisco Xavier Botelho, na Lambicada, realizou na sexta-feira, 15, a Mostra Pedagógica Tecendo Saberes. A convite da direção da unidade, também participaram do evento representantes das Escolas Municipais Cornélis Verolme (Jacuecanga) e Professor Ururahy (Pontal). O objetivo deste trabalho é proporcionar um espaço para a reflexão das práticas pedagógicas, favorecendo a formação continuada e a valorização dos saberes e fazeres da prática docente.

As escolas vêm desenvolvendo projetos ao longo dos anos com temas diversificados, que visam tornar a aprendizagem significativa aos educandos. A proposta do Tecendo Saberes, é socializar as práticas e projetos desenvolvidos pelas unidades escolares, dentro do seu Projeto Político Pedagógico (PPP), Tendo como público-alvo, professores e equipe técnico-pedagógica,

A prefeita Conceição Rabha, também participou do encontro com professores e equipes técnico-pedagógicas. Segundo ela, esse é o melhor momento para os profissionais de educação dividirem seus saberes e fazeres, no que tange às práticas pedagógicas.

- Não há como dispor de uma boa educação se não oferecermos formação aos nossos professores e equipe pedagógica. São nesses encontros que acontecem as melhores trocas de saberes, onde as escolas apresentam uma vasta bagagem de ensinamentos no processo de educação das nossas crianças e jovens. Estou muito satisfeita com o que assisti hoje e, sempre que possível, acompanharei os projetos da Secretaria de Educação - diz Conceição.

Na programação, exposição de atividades, apresentação de vídeo e trabalhos envolvendo o tema “Água: energia e economia“. A professora do 5º ano, Amanda Ingred, relatou suas práticas e falou do desafio de fazer a criança levar os ensinamentos para a sua vida além da escola.

- O nosso tema “água“, faz parte do nosso dia a dia nas salas de aula, não só com conteúdo, mas também com atitudes. As crianças vestiram a camisa da economia de água e ficam se controlando até mesmo na hora de beber água. O objetivo maior do nosso trabalho é fazer com que ele não fique apenas na escola, mas que contamine as famílias na comunidade e que transforme nossos alunos em cidadãos responsáveis e ativos - explica Amanda.