Saúde lança campanha de prevenção à Aids

Evento foi realizado na sede da secretaria e reuniu representantes do governo e sociedade civil

19 de fevereiro de 2015
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na ultima semana o lançamento da campanha de prevenção ao vírus da Aids, que teve início na última quarta-feira, 12, quando a tenda do bloco da prevenção foi colocada na praça Codrato de Vilhena conscientizar sobre o sexo seguro. O evento de lançamento ocorreu no auditório da Secretaria de Saúde e contou com uma palestra da sexóloga Ludmila Queiroz. Participaram o vice-prefeito Leandro Silva, o secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, e representantes de setores do governo e sociedade civil.

- Hoje é mais um daqueles eventos que demonstram o compromisso do governo municipal com a saúde da população. Ter um auditório repleto de jovens, faz com que saibamos que eles têm a consciência da prevenção e são multiplicadores desta importante mensagem. Esta é a quinta grande campanha de prevenção à Aids que promovemos, e a Secretaria de Saúde pode continuar contando com o apoio irrestrito do governo municipal para a ampliação de políticas preventivas - destacou Leandro Silva.

Durante os dias de folia no maior Carnaval da região, equipes do programa DST, Aids e Hepatites Virais e voluntários estarão nos cinco distritos do município, distribuindo preservativos e promovendo a prática do sexo seguro.

- Falar do programa de combate às doenças sexualmente transmissíveis nos dá orgulho, pois o Brasil é o país que mais investe no combate e controle da Aids, oferecendo medicação de alta tecnologia a custo zero a todos que necessitam. Em Angra, é importante salientar que o programa atua durante o ano, porém, nestes períodos, intensificamos nossas ações. Neste ano serão distribuídos cerca de 70 mil preservativos, e a mensagem a ser passada é a do sexo seguro, pois investir em prevenção é garantir qualidade de vida ao cidadão - disse Rodrigo Oliveira.

Desde o ano passado o município conta com pontos fixos de distribuição de preservativos, que são os dispensers instalados em locais estratégicos. Portanto, qualquer cidadão pode procurar a Policlínica da Cidade, SPA de Jacuecanga, SPA do Parque Mambucaba, SPA da Vila do Abraão, UPA da Japuíba, Hospital Geral da Japuíba e o quiosque Amarração Lanches, na Praça do Porto, e retirar o preservativo para passar um Carnaval prevenido contra as DST‘s.

- Ano passado conseguimos implantar dispensers com os preservativos nas unidades de emergência e na Praça do Porto. Isso era uma antiga reivindicação dos frequentadores daquele espaço, e no período de um ano foram disponibilizados mais de 100 mil preservativos gratuitamente. Nossa missão é conscientizar a todos e continuaremos com este objetivo - falou Maxwel Lino, da superintendência de Gestão Estratégica e Participativa e militante do Movimento de Direitos Humanos e LGBT.

SOBRE O PROGRAMA DST/AIDS E HEPATITES VIRAIS

O programa DST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde de Angra dos Reis, possui uma equipe de psicólogos, médicos infectologistas, enfermeiros, assistentes sociais e demais profissionais, e está localizada na sala 22 do Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Centro. Com a reforma do prédio do antigo SPA do Centro, a coordenação do programa será transferida para a avenida Júlio Maria, onde será implantado o Centro de Aconselhamento DST. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas através do 3365-3917.