Angra reforça compromisso com a resiliência climática

Prefeito Cláudio Ferreti destaca avanços e participação ativa do município na ampliação do programa Ambiente Resiliente, do Governo do Estado, ao lado do secretário de Proteção e Defesa Civil

18 de novembro de 2025

Angra dos Reis marcou presença de forma destacada na cerimônia em que o governador Cláudio Castro anunciou a ampliação do programa Ambiente Resiliente para 56 municípios fluminenses, em cerimônia realizada no Palácio Guanabara. O prefeito Cláudio Ferreti representou a cidade, acompanhado pelo secretário municipal de Proteção e Defesa Civil, Fábio Jr., e por Maurício Lamego, diretor-presidente do Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (IMAAR).

Para Ferreti, a participação de Angra dos Reis nessa nova etapa do programa demonstra a seriedade com que o município trata o fortalecimento das ações de prevenção e adaptação às mudanças climáticas.

— Angra tem um histórico de desafios climáticos e sabemos a importância de investir em prevenção, planejamento e resposta rápida. Estar integrado a esse programa estadual amplia nossa capacidade técnica e nos coloca em sintonia com políticas públicas modernas e eficazes — afirmou o prefeito.

O evento consolidou parcerias entre o Governo do Estado, a ONU-Habitat e o Governo Federal para elaboração dos Planos Locais de Ação Climática (PLACs), que receberão investimento de R$ 35 milhões do FECAM. Incluída entre os 30 municípios mais suscetíveis a desastres climáticos, Angra dos Reis também recebeu o relatório técnico com diagnóstico completo de riscos e vulnerabilidades, além de propostas de ações qualificadas para mitigação.

O secretário de Proteção e Defesa Civil, Fábio Jr., destacou o trabalho que já vem sendo desenvolvido no município:

— Esse tipo de parceria é fundamental. Recebemos dados, estudos e ferramentas que nos ajudam a aprimorar nossas estratégias de prevenção e resposta. Angra está avançando e trabalhando com seriedade para proteger vidas e aumentar sua resiliência.