Angra realiza alterações no trânsito e no transporte coletivo durante o Réveillon
Interdições, rotas alternativas e mudanças no transporte coletivo serão adotadas para garantir segurança e fluidez durante as festas de fim de ano
Em razão das comemorações do Réveillon 2026, a Prefeitura de Angra dos Reis realizará alterações no trânsito e na operação do transporte coletivo em diversos pontos do município, entre os dias 31 de dezembro de 2025 e 5 de janeiro de 2026. As medidas têm como objetivo garantir a segurança, a fluidez do tráfego e a organização dos eventos, diante do aumento significativo de público esperado para o período.
Alterações no trânsito na Praia do Anil
No dia 31 de dezembro, a partir das 21h, a Avenida Ayrton Senna, no trecho da Praia do Anil, terá a pista de saída da cidade interditada, com duplo sentido de circulação na pista de entrada. A partir das 23h30, a via será totalmente interditada para a realização da queima de fogos. Durante esse período, o acesso ao Centro será feito pelo trevo de São Cristóvão. Os motoristas que acessarem o trevo no sentido Rio/São Paulo deverão realizar o retorno em frente ao DNIT.
A saída da cidade ocorrerá pelas seguintes vias: Avenida Júlio Maria, Rua Frei Inácio, Rua Pereira Peixoto, Rua Coronel Carvalho e Rua Prefeito João Gregório Galindo (Angra Getulândia), uma vez que a Avenida Dr. Coutinho estará interditada em frente ao Condomínio do Carmo.
A partir da 1h, haverá abertura parcial da Avenida Ayrton Senna, com duplo sentido de circulação na pista de entrada, no sentido Centro. A liberação total da via está prevista para as 3h.
No dia 1º de janeiro de 2026, a avenida terá a pista de saída da cidade interditada e duplo sentido de circulação na pista de entrada a partir das 16h, com previsão de reabertura à meia-noite. Já nos dias 2, 3 e 5 de janeiro, a via terá a pista de saída interditada a partir das 21h, com funcionamento em duplo sentido na pista de entrada e previsão de liberação total às 3h.
Eventos e interdições em outros bairros
Na Vila Histórica de Mambucaba, entre 20h do dia 31 de dezembro e 1h30 do dia 1º de janeiro, o acesso de veículos será restrito a ambulâncias, viaturas de emergência, forças de segurança e veículos de concessionárias de serviços públicos. Os demais veículos poderão circular até às 20h, com liberação total prevista apenas a partir das 2h do dia 1º de janeiro. Veículos estacionados em locais irregulares estarão sujeitos à autuação e remoção.
Em Monsuaba, entre 21h e 1h30, haverá interdição das vias no entorno da Praça Vereador Carlos Alberto Tavares de Carneiro, com ordenamento do trânsito no bairro.
No Frade, no mesmo período, o trânsito será interditado na área da praia, no final da Travessa dos Pinheiros.
Já no Parque Mambucaba, também entre 21h e 1h30, ocorrerá interdição parcial da Avenida Francisco Magalhães de Castro, no trecho em frente à praça de eventos.
Operação especial do transporte coletivo
Em virtude das alterações no trânsito e da realização dos eventos, o transporte coletivo contará com operação especial nos dias 31 de dezembro de 2025 e 1º de janeiro de 2026.
Até às 23h, todas as linhas que partem do Centro com destino via Balneário seguirão normalmente pela Avenida Ayrton Senna. Após esse horário, os ônibus passarão a sair do Centro pela Rua Prefeito João Gregório Galindo, acessando o trevo da BR-101, no sentido Centro, até a Praça Stella Maris, de onde continuarão seus itinerários regulares.
A partir das 23h, todas as linhas com destino ao Centro via Balneário terão ponto final na Praça Stella Maris. Após o desembarque dos passageiros, os veículos retornarão diretamente para seus respectivos bairros de origem.
Como o acesso de veículos à Vila Histórica estará totalmente interditado a partir das 20h do dia 31 de dezembro, a linha T20 – Parque Mambucaba passará a seguir diretamente pela BR-101.
O transporte coletivo contará ainda com reforço de frota até às 3h30 nos dias 1º, 3, 4 e 6 de janeiro, em razão dos shows programados. As viagens extras ocorrerão via Morro da Cruz, com embarques realizados exclusivamente nos pontos oficiais do Centro, atendendo as linhas 102 – Caputera, 106 – Jacuecanga, T10 – Divisa Mangaratiba, T11 – Ponta Leste, 203 – Serra D’Água, 206 – Banqueta, 207 – Japuíba, 208 – Belém, T20 – Parque Mambucaba, T21 – Frade, C03 – Marinas, C04 – Vila Velha e C05 – Retiro.