GT da Ilha Grande debate transporte público para Abraão

Município busca meio legal para recuperar o cais das barcas

18 de setembro de 2015
O Grupo de Trabalho da Ilha Grande (GT), criado em 2014 pela Prefeitura de Angra para debater as questões relacionadas à localidade, realizou nesta segunda-feira, 14, sua terceira reunião de 2015. O encontro foi coordenado pelo subprefeito da Ilha Grande, Ivan Neves, e teve como pauta principal o debate sobre os meios de transporte público para a Vila do Abraão. A necessidade de obras emergenciais nos cais da Lapa (no continente) e do Abraão para a chegada da nova embarcação, adquirida pelo Estado, para a travessia Ilha-Centro de Angra, também foi debatida.

— O GT é importante, pois é o fórum de discussão dos problemas e das possíveis soluções para a Ilha Grande. Foi um espaço conquistado pela sociedade e criado pela prefeita Conceição Rabha. Fortalecer o Grupo de Trabalho e garantir que as demandas sejam implementadas trarão resultados positivos para a sociedade, governo e o meio ambiente local — disse Ivan Marcelo Neves, Subprefeito da Ilha Grande e coordenador do GT.

O coordenador de transporte aquaviário da secretaria de Estado de Transportes do Rio, Alexandre Veloso, esclareceu novamente as condições exigidas para que a embarcação adquirida para a concessionária CCR Barcas possa aportar em segurança na Ilha e no Centro de Angra. Por falta dessas condições, ele também esclareceu que a embarcação ‘Ilha Grande‘, destinada à Angra na linha Angra-Abraão-Mangaratiba, não virá para o município neste momento, apesar de já estar no Rio de Janeiro, em testes.

— A embarcação só virá para Angra e para Mangaratiba após as obras necessárias nos dois cais públicos dos municípios. Até que isso aconteça a embarcação vai operar na linha de Paquetá — informou Veloso.

A demanda de reforma do cais do Abraão está sendo administrada pela Fundação de Turismo de Angra (TurisAngra). O presidente da Fundação, Klauber Valente, esclareceu que, infelizmente, para viabilizar a reforma, o município terá de enfrentar pendências legais que há vários anos deixaram de ser administradas.

— Desde que recebemos a demanda dessa obra no Abraão, buscamos os meios adequados de viabilizá-la. No entanto, nosso esforço esbarra num problema muito comum na Ilha Grande quando se trata de patrimônio público. Em geral ainda há muitas áreas da Ilha com pendências de legalização plena. Mas isso não nos desencoraja. A nova barca chegará a Angra em breve e vamos trabalhar para isso — disse Valente.

Um dos presentes à reunião sugeriu que a reforma do cais do Abraão seja viabilizada pela própria concessionária do serviço. Essa possibilidade será discutida entre o município e a CCR Barcas. Desde o ano passado, parte do cais do Abraão está interditada devido ao risco de quedas e danos na estrutura. Alexandre Veloso informou que um projeto de reforma do cais foi elaborado pelo Governo do Estado no ano passado e estaria à disposição da Prefeitura de Angra. O presidente da Fundação de Turismo disse que buscará essa informação nos próximos dias.

Como encaminhamentos da reunião do GT da Ilha Grande, haverá um encontro na quarta-feira, 23, com o representante regional da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para discutir a fiscalização dos translados para a Ilha Grande. Também foi definido que o GT fará um relato de sua atuação durante a reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo, em outubro.

A próxima reunião do GT da Ilha Grande foi marcada para o dia 19 de outubro, novamente na sede da Fundação de Turismo de Angra. A pauta será a destinação dos recursos arrecadados pelo município, com as atividades ligadas ao Turismo Náutico e um debate sobre o serviço de abastecimento de energia na Ilha Grande.

Participaram da reunião do GT, além do presidente da TurisAngra, Klauber Valente; o secretário de Pesca e Aquicultura, Júlio Magno; a procuradora municipal Karine Leone, e representantes da Capitania dos Portos e de associações da Ilha Grande.